Notícias
Programa Autonomia e Renda Petrobras
Campus Macaé dá as boas-vindas às novas turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras
Os alunos ingressantes do Programa Autonomia e Renda Petrobras foram recebidos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Macaé, entre os dias 12 e 14 de maio, com uma programação especial de boas-vindas. Dentre as atividades, os estudantes assistiram à apresentação do Programa, conduzida pela equipe multidisciplinar e coordenação, conheceram as dependências da instituição, receberam as camisas de uniforme e tiveram os primeiros contatos com o conteúdo pedagógico em sala de aula.
Em sua fala, a coordenadora do Programa no IFF, Susan de Cássia Alexandre, deu as boas-vindas aos alunos e enfatizou a importância dessa oportunidade de crescimento profissional, destacando como pode ser um divisor de águas na trajetória de cada estudante. “Aproveitem essa oportunidade! Temos uma equipe de professores e de suporte ao ensino dedicada à formação de vocês, para que concluam com êxito o curso que escolheram e possam transformar suas realidades”.
No total, foram ofertadas 155 vagas para este semestre. Todos os estudantes receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que frequentarem o curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, o valor da bolsa será de R$ 858 mensais. A duração dos cursos técnicos é de 18 ou 24 meses e do curso FIC é de 4 meses, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, no turno da tarde ou da noite.
Expectativas e mercado de trabalho
Expectativa e entusiasmo marcaram o início da jornada das quatro novas turmas dos Cursos Técnicos em Planejamento e Controle da Produção, Soldagem, Eletrotécnica e Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar de Serviços Diversos. Para a aluna Vivian Alves de Almeida, do curso de Auxiliar, essa é uma grande chance para adquirir conhecimento e se aperfeiçoar. “Vou fazer 40 anos, quero voltar ao mercado de trabalho e melhorar a renda da minha família”, comentou.
A estudante Jennipher dos Santos Lourenço de Morais, 26 anos, do Técnico em Planejamento, contou que após o nascimento de seu filho, de dez meses, ficou sem trabalhar e viu no Programa Autonomia e Renda Petrobras uma possibilidade para retomar sua vida profissional. “Minha expectativa é ingressar no mercado de trabalho e continuar na profissão, porque é uma área de trabalho que eu me identifico e quero dar condições melhores para meus filhos”.
Para a Diretora Geral do IFF Campus Macaé, Aurea Yuki Sugai, o cenário profissional macaense sinaliza para um quantitativo de vagas de trabalho bastante significativo, principalmente na indústria do Óleo e Gás. “Essa abertura amplia as possibilidades de inserção dos alunos no mercado e reforça a importância de iniciativas como o Programa Autonomia e Renda Petrobras. Contem com o IFF nessa jornada de vocês, tenho certeza que será muito bem sucedida. Parabéns por chegarem até aqui!”.
Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, priorizando grupos minorizados, e que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho.
Lançado em junho de 2024, o Programa é uma parceria entre a Petrobras e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi. O IFF é um dos parceiros da iniciativa e iniciou o Programa no Campus Macaé em outubro de 2024 com o Curso Auxiliar de Serviços Diversos, modalidade FIC.
Para mais informações, acesse o site autonomiaerenda.com.br ou acompanhe as redes sociais do Instituto Federal Fluminense, @iff.macae e @iffluminense.