CAMPUS MACAÉ

Campus Macaé fará distribuição de canecas

por Campus Macaé publicado 16/08/2022 17h10, última modificação 16/08/2022 17h10
Colaboradores: Thays Cury, Alessandra Paravidino
Estudantes poderão fazer a retirada a partir de segunda-feira no refeitório.
canecas 2022-08-10 at 09.46.08.jpeg

- Foto: Arte: Alberto de Souza

Os alunos regularmente matriculados no Campus Macaé receberão, a partir da segunda-feira, 22 de agosto, canecas reutilizáveis para uso no campus. A retirada será feita no refeitório, nos horários de lanche. A medida, uma parceria da Nutrição com o curso de Meio Ambiente, pretende reduzir os gastos com material descartável, além de contribuir para um menor impacto ambiental.
 As canecas adquiridas foram produzidas com material biodegradável e levam a marca do Campus Macaé. Cada estudante receberá 01 caneca e, em caso de perda, não haverá reposição. O estudante deverá utilizar sua própria caneca para o consumo de suco ou qualquer outra bebida consumida no campus. Cada estudante ficará responsável pela limpeza e higienização de sua caneca, que pode ser feita no tanque próximo ao antigo refeitório.
 Os servidores do campus também receberão canecas em data a ser definida. Após a entrega de todas as canecas, não haverá mais copos descartáveis no campus.

Segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos) são consumidos no Brasil cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. A maioria desses copos não é reciclado e, se descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos.
 Quase 80% dos resíduos que poluem nossos oceanos e mares são formados de plásticos de uso único, como os copos descartáveis, canudos, talheres e sacolas plásticas.
- 720 milhões de copos = 1500 toneladas/dia;
- 1 copo pode levar de 250 a 400 anos para se decompor e se transformar em microplástico.

"É urgente a mudança! Vamos fazer a nossa parte e eliminar o uso de copos descartáveis no IFF Macaé. Contamos com o apoio de toda comunidade escolar", destacou a professora Thays Cury, coordenadora do Curso de Meio Ambiente.