CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Campus Macaé participa da 1º Olimpíada Brasileira de Satélites

Notícias

Campus Macaé participa da 1º Olimpíada Brasileira de Satélites

Competição

Duas equipes estão na competição, uma do Ensino Médio e outra da Graduação.
por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 26/05/2021 10h25, última modificação 26/05/2021 10h25
Exibir carrossel de imagens Equipe de estudantes do Ensino Médio.

Equipe de estudantes do Ensino Médio.

 Estudantes do Campus Macaé estão participando da 1º Olimpíada Brasileira de Satélites promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). O IFF Macaé participa com equipes de nível 2 (Ensino Médio) e 3 (Graduação).

 A equipe de nível 2 “Guardiões do Mar” é composta por Mylena Bento, Sanny Alcântara, Bruno Pereira e José Henrique Ferreira. A equipe “Lagarsat” é formada pelos estudantes da graduação Caio de Paula, Gabriel Souza, Suellen Siberlick e Thiago Alves. Ambas contam com a orientação do professor Eduardo Beline.

 Segundo Beline, o projeto da Lagarsat, busca-se novos modelos de mensuração de dados quantitativos de qualidade da água para a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, por intermédio de comunicação via CubeSat (nanossatélite). Já no projeto da Guardiões do Mar, a ideia é expandir a área de cobertura do tráfego marítimo na região usando AIS (Automatic Identification System) embarcado no CubeSat.

 A primeira fase do evento é a de planejamento dos satélites que serão testados na segunda fase e lançados na terceira e quarta etapa, que serão realizadas regional e nacionalmente, respectivamente. A última fase é de divulgação do projeto vencedor em nível internacional. Os classificados para a segunda fase da Olimpíada serão divulgados em 31 de maio. A premiação da primeira fase são kits de satélites educacionais. Saiba mais no site do evento.