CAMPUS MACAÉ

Ensino Médio Integrado

Campus Macaé prepara exposição interdisciplinar

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 24/03/2023 15h25, última modificação 24/03/2023 19h59
Colaboradores: Estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico, Administradores do projeto
Instalações do projeto “Pavilhões do Conhecimento” abordarão os cursos de Ensino Médio do campus.
vecteezy_exhibition-concept-illustration__resized.jpg

Professores de diversas disciplinas e cursos do Campus Macaé e seus estudantes promoverão uma exposição interdisciplinar na próxima quarta-feira, 29 de março com visitação aberta de 14h às 16h30min. Os espaços do campus serão transformados em ambientes de acordo com o projeto de cada turma.

De acordo com a professora Élida Tuão, o objetivo principal do projeto é estimular os estudantes a conhecerem mais sobre cada tema a partir da ótica de seu curso, desenvolvendo protótipos, maquetes e experimentos, dentre outros tipos de materiais concretos e/ou didáticos, para, então, apresentar esse resultado à comunidade escolar e externa. “Impulsionados pelas propostas pedagógicas do Ensino Médio Integrado com Técnico, observamos que conteúdos ligados à formação profissional poderiam ser desenvolvidos juntamente com os conteúdos das disciplinas propedêuticas, rompendo com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de forma fragmentada”.

Os temas trabalhados serão mineração, tecnologia e automação em saúde, transportes e telecomunicação. No total, 7 turmas participarão do evento.

Professores participantes do projeto: Maysa Zampa, Alfredo Antunes, Gregório Kappaun, Élida Tuão, Luciana Valadão, Marcelo Vizeu, Ana Paula Siqueira, Glayce Quintanilha, Lilliany.

Veja o que cada turma está preparando:

TurmaProjeto

2001A
(Automação Industrial)

“A PetClinica inova a medicina veterinária com 3 projetos: ColiCalm, LocaliCão e Bob. A automação traz soluções práticas para aliviar desconfortos, encontrar animais perdidos e auxiliar na medicação. Melhore a saúde e bem-estar dos animais no pavilhão do conhecimento”.

2001B
(Automação Industrial)

“A 2001B preparou uma apresentação imersiva e interativa baseada na junção da medicina com a tecnologia e automação, fazendo da sala um consultório médico e um escape room. Além disso, criamos robôs, aplicativos e botões de emergência. Nosso nome? Automed!”

2004A
(Eletromecânica)

“A ideia é apresentar os meios de transportes da sociedade, a partir de estações como montagem, abastecimento e riscos ao meio ambiente. Um de nossos experimentos será o protótipo de um carro elétrico”.

2004B
(Eletromecânica)

“O projeto contemplará apresentações que serão feitas para demonstrar a importância de cada meio de transporte, seu papel fundamental para a sociedade e as experiências positivas de seu funcionamento, bem como o que podem causar ao meio ambiente, prejudicando tanto pessoas quanto animais”.

2005A
(Eletrônica)

“A telecomunicação faz parte das nossas vidas, seja no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar. Precisamos dela para nos informar, nos divertir etc. No projeto da 2005A, iremos demonstrar tanto a teoria tanto a prática a partir desse tema”.

2005B
(Eletrônica)

“Convidamos vocês a conhecerem nossa viagem histórica a criação das telecomunicações. Com uma linha do tempo e muito dinamismo, pretendemos explicar o surgimento das principais formas de comunicação à distância”.

(Meio Ambiente)

“É um projeto que busca trazer informações sobre mineração, acidentes de minas, propriedades de minérios e sua presença no dia a dia. Promoveremos uma imersão no ambiente das minas! Venham conferir este trabalho, esperamos vocês!!”