CAMPUS MACAÉ

Notícias

Cidadania

Campus Macaé promove discussão sobre respeito e inclusão

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 11/09/2026 08h43, última modificação 11/09/2026 09h24
Rodas de conversa estão previstas como conscientização e enfrentamento ao preconceito.
roda de conversa_noticia.jpg

   O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Macaé promoverá, no dia 23 de setembro, a roda de conversa “Você Faz Parte Disso: Respeito, Inclusão e Cultura de Paz Começam em Nós”, no auditório do campus. O encontro é aberto a toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, servidores e responsáveis, e será coordenado pela pedagoga Rafaela Dumas, coordenadora do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee).

  Em sala de aula, a discussão continua e se amplia com o projeto Repertório Enem, que será desenvolvido nas aulas de redação do Ensino Médio Integrado. Nas próximas semanas, os estudantes participarão de rodas de conversa com foco em temas relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As turmas do terceiro ano discutirão o racismo, enquanto as do primeiro ano abordarão o capacitismo e as de segundo ano, o machismo.

  A assistente social Débora Spotorno, em parceria com os professores Bruno Pereira, Priscila Wandalsen e Olívia Mello, fará parte das atividades em sala trazendo os assuntos de modo a estimular reflexões e ampliando o repertório dos alunos para a produção textual exigida no exame. Essas rodas acontecerão dentro do horário normal de aulas de cada turma.

  Segundo Débora, “além de criar o repertório, ainda contribuímos para a formação cidadã”. As rodas de conversa têm como objetivo promover o pensamento crítico e oferecer subsídios para que os estudantes desenvolvam argumentos sólidos em suas redações, reforçando valores como respeito, inclusão e empatia — princípios que também estarão no centro do evento do dia 23.

 

registrado em: , , ,