CAMPUS MACAÉ

Campus participa de seminário em Macaé

por admin publicado 20/09/2012 16h10, última modificação 18/12/2017 13h46
O “Seminário Macaé: Cidade do Conhecimento, Inteligência e Saber” reuniu representantes das instituições de ensino superior para debater projetos voltados ao município.

Na última quarta-feira, 19 de setembro, o campus Macaé participou do “Seminário Macaé: Cidade do Conhecimento, Inteligência e Saber”, realizado na Cidade Universitária, uma parceria entre Secretaria de Educação e a Fundação Educacional de Macaé – Funemac.

O evento teve o objetivo de discutir quais projetos as universidades públicas locais propõem para o município, a fim de criar um espaço para construção coletiva dos rumos do ensino público da cidade e região.

A Vice-Prefeita Marilena Garcia abriu oficialmente os debates e destacou a importância dos macaenses e moradores conhecerem a trajetória do município. “Nossos universitários precisam entender a história de Macaé”, afirmou Marilena. Ela falou também sobre o livro “A Macaé dos últimos 40 anos”, que será lançado em novembro deste ano.

A programação contou com palestras dos representantes das instituições presentes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal Fluminense – UFF, Instituto Federal Fluminense – IFF, Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da UENF – Lenep e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS.

O Diretor Geral do campus Macaé, professor Paulo Rogério Nogueira de Souza, apresentou informações sobre a criação dos Institutos Federais, sua estrutura e características. Sobre as perspectivas para o campus, citou a implatação de novos cursos, melhorias no espaço físico, aumento do número de ingressantes, elaboração de mais projetos de pesquisa e extensão e ampliação do quadro de servidores.

Ressaltou, ainda, que é fundamental a participação da comunidade no sentido de apontar quais são as suas demandas. “Deixar a sociedade ser um co-planejador é um grande desafio”, acrescentou ele. Estiveram presentes também a Diretora de Inovação, Pesquisa e Extensão, Maria Inês Paes Ferreira, e o Diretor de Ensino Adjunto, José Luiz Amado de Menezes e Souza .

Ao final do evento, foi apresentado o Projeto Macaé Tecnópolis, em parceria com a FIRJAN, sociedade civil organizada e universidades.