CAMPUS MACAÉ

Campus promove evento de recepção

por admin publicado 01/04/2014 15h56, última modificação 18/12/2017 13h46
Alunos novos foram recebidos no campus Macaé em um encontro com o objetivo de integrá-los à vida escolar e a incentivá-los quanto à importância da dedicação aos estudos.

Na tarde dessa segunda-feira, dia 31, os alunos novos foram recebidos no auditório do campus Macaé pelos diretores, equipe pedagógica, coordenadores e professores. O objetivo do encontro foi possibilitar que as turmas ingressantes conhecessem melhor a estrutura da instituição, integrando-as à vida escolar a partir da construção de relações entre servidores e alunos, além de incentivá-las quanto à importância da dedicação aos estudos.

Os estudantes tiveram informações sobre o processo de avaliação, oportunidades oferecidas no IFFluminense, horários de aulas, setores de atendimento, prazos e documentações. A novidade este ano é que os uniformes serão gratuitos e entregues no início deste ano letivo, assim como ocorre com os livros didáticos das disciplinas de formação geral.

A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Aluno, professora Juliana Barreto, explicou sobre as bolsas de assistência estudantil e como participar do edital de seleção. Os alunos poderão se candidatar a bolsas de auxílio nas modalidades alimentação, transporte, moradia e iniciação profissional. “O programa de assistência é voltado para a questão socioeconômica, visando à permanência do estudante na escola e ao acompanhamento de sua vida acadêmica”, disse a coordenadora.

Já o Diretor de Ensino Adjunto, professor José Luiz, lembrou que é uma grande responsabilidade se inscrever para o processo de seleção das bolsas, pois o aluno deve se ater à veracidade das informações prestadas e comprová-las, tendo em vista que o número de bolsas é limitado. “Gostaríamos de ajudar a todos, mas só aqueles que realmente precisam serão contemplados”, comentou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto, esteve presente e parabenizou os novos alunos pela conquista de terem ingressado no IFF. Os professores Luiz Braga e Galvani Almeida também foram apresentados e ressaltaram a importância do compromisso com o estudo. “A única coisa que vocês tem que fazer aqui dentro é estudar, a dedicação e o compromisso devem permanecer durante os próximos quatro anos de curso”, enfatizou Galvani.

As alunas veteranas Haydda Chaves e Bianca Barcelos contaram sobre suas experiências acadêmicas e trajetórias na instituição, como a chegada, a permanência, a saída para o mercado de trabalho e universidade, destacando as responsabilidades e decisões difíceis inerentes à transição para a vida adulta. “Sou muito grata por tudo que aprendi aqui, vocês devem aproveitar tudo no IFF”, recomendou Haydda.

Sobre o trote, o professor José Luiz informou que a prática é proibida na escola e que existem outras formas para que os alunos se integrem. “Não queremos agressão, violência e nenhum tipo de hostilidade. Os veteranos podem conhecer os calouros de maneiras mais saudáveis”, afirmou. As aulas terão início no próximo dia 7, segunda-feira.

O Coral Nossa Voz, formado por alunos do campus Macaé e regido pelo professor Helio Junior, fez uma apresentação especial e fechou o evento, interpretando canções como “Tempos modernos”, “Olhos coloridos” e “Meu erro”. No dia 10 de abril será realizada uma audição com alunos interessados em participar do grupo, das 12h às 13h, no miniauditório. Serão selecionados também dois bolsistas para violão e percussão.

Curta o campus Macaé no facebook:  www.facebook.com/IFF.Macae

Publicado em 01/04/2014