CAMPUS MACAÉ

Notícias

Cartilha orienta professores a lidar com sofrimento psíquico

por admin publicado 25/08/2023 15h35, última modificação 26/10/2023 15h58
Produto desenvolvido no ProfEPT apresenta aos docentes os sinais a serem observados.
Sofrimento pisiquico cartilha

Uma cartilha desenvolvida como produto educacional da pesquisa "Formação docente para a Educação Profissional Tecnológica e a (in) visibilidade dos alunos em sofrimento psíquico no Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio" desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (ProfEPT) pela psicóloga Eliane Antunes Marinho do Prado sob orientação do professor Jonis Manhães Sales Felippe está agora disponível para acesso de toda a comunidade na página do ProfEPT. O instrumento traz orientações aos docentes para identificar e encaminhar possíveis casos de sofrimento psíquico em estudantes. 

A pesquisa foi desenvolvida junto aos servidores do Campus Cabo Frio por meio de formulários e entrevistas. De acordo com a pesquisa, os professores reconhecem a necessidade de formação no que diz respeito ao sofrimento psíquico e têm dificuldade para identificá-lo, o que pode levar a um processo de invisibilização dos casos. 

O material produzido pela pesquisadora pretende compartilhar saberes que contribuam para preparar os profissionais da educação para identificar, lidar, apoiar e encaminhar para atendimento multiprofissional os estudantes com sinais de possível sofrimento psíquico.

O Mestrado ProfEPT é ofertado em rede nacional e tem como foco principal os estudos sobre a Rede Profissional e Tecnológica. Mais informações sobre o curso podem ser acessadas na página do Programa