CAMPUS MACAÉ

Notícias

Exposição

Centro de Memória de Macaé realiza mostra temática virtual

por Comunicação Campus Macaé publicado 21/08/2020 15h48, última modificação 21/08/2020 16h47
A I Mostra Temática do Centro de Memória do IFF Macaé é realizada online.
Mostra Centro de Memória Macaé

Exposição dinamiza e dissemina a utilização do acervo.

Quem quiser, vai poder fazer uma viagem ao tempo e conhecer um pouco da história do IFF Macaé, mesmo em casa. O Centro de Memória da instituição está promovendo mostras temáticas virtuais. 

Os assuntos são trabalhados semanalmente. Nas próximas duas semanas, o público vai conhecer um pouco sobre as pesquisas e trabalhos de extensões da nossa instituição. Já foram abordados sobre a “A Força do Movimento Estudantil” e “O Esporte e a Educação Física na Escola”. 

O acervo conta com fotos, vídeos, notícias publicadas na imprensa, boletins informativos e objetos que representam uma parte da memória da instituição. Além de resgatar a história do próprio campus, o projeto disponibiliza coleção com foco Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro, de forma a possibilitar aos pesquisadores acesso às informações referenciais, históricas, patrimoniais, ambientais, paisagísticas, entre outras. 

Segundo o coordenador, Henrique Alves, o objetivo é  trabalhar a identidade da instituição por meio do que ela tem de mais importante: alunos, servidores e colaboradores. Cada postagem remete a uma iconografia, notícia de jornal ou revista da época e tem um texto explicativo. Todos fazem parte do acervo disponível para a comunidade por meio do Sistema de Bibliotecas do IFFluminense. Para se ter uma ideia, o sistema já conta com um total de 579 registros, entre 1993 e 2000.

A mostra está sendo realizada no perfil no Instagram do Centro de Memória do IFF Macaé e qualquer interessado no projeto pode participar. De acordo com a bolsista do Centro de Memória, Alice Schelles, os posts nas redes sociais permitem uma ligação à memória da sociedade mesmo à distância. O projeto conta também com outras redes sociais, como facebook, youtube e blog.