CAMPUS MACAÉ

Centro de Memória

Centro de Memória resgata história do campus Macaé

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 08/12/2015 14h03, última modificação 08/12/2015 14h03
Projeto visa preservar a memória e a identidade da instituição e do local onde está inserida. Acervo será totalmente digitalizado.

Encontra-se em fase de implantação o Centro de Memória do campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. O projeto de extensão, coordenado pelo Bibliotecário Henrique Barreiros, tem como objetivo captar, organizar, preservar e disponibilizar acervos documentais sobre o campus Macaé e sobre as localidades em seu entorno e promover ações relativas a memória e cultura local.

Os bolsistas do projeto realizaram pesquisa na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, onde reuniram as matérias publicadas pelos jornais locais sobre a instituição desde o ano de 1983 até a atualidade. Em outubro, eles realizaram a primeira exposição com esses registros. Na ocasião, foi possível ver, além das notícias de jornais, uniformes antigos, troféus e documentos importantes que fazem parte da história do campus. O projeto também já produziu um vídeo, que está disponível aqui.

Todo o acervo reunido será digitalizado e disponibilizado on-line numa fase futura do projeto, que contemplará os demais campi do Instituto Federal Fluminense.

Henrique destacou as doações de material feita por servidores e alunos mais antigos como um material muito relevante também para o conhecimento da história de Macaé. “É importante resgatar e valorizar a cultura local, já que Macaé é um lugar com muitas pessoas de fora. Temos muitos servidores e alunos que moram em outros municípios e não conhecem de fato a cidade. Precisamos mostrar que não surgimos do nada”, disse.