CAMPUS MACAÉ

Notícias

Eclipse

Clube de Astronomia do Campus Macaé faz observação pública

por Campus Macaé publicado 25/01/2019 11h56, última modificação 31/01/2019 13h58
Os telescópios foram disponibilizado para o público em geral na praia de Cavaleiros, em Macaé.
Astronomia 2_edited.jpg

O Clube de Astronomia Crux (CAC) do IFF-Macaé realizou uma observação pública na praia dos Cavaleiros, do dia 20 para o 21 de janeiro, para observar o eclipse lunar total. Durante o acontecimento, foi possível obter um contato com a população realizando divulgação científica, captura de fotos e observação do evento astronômico e divulgação do clube.

O evento contou com mais de 250 pessoas, atraindo pessoas de todas as idades a observar e conhecer um pouco mais sobre a astronomia. Foram disponibilizados 3 telescópios do clube para a visualização do astro.

O eclipse durou cerca de 5 horas, com início às 00h32, máxima às 03h12 e final às 05h48, e pôde ser visto de todo o território nacional. Tal fenômeno só está previsto para ocorrer novamente, de forma visível no Brasil, em 2022. Antes disso, só acontecerão eclipses lunares parciais e penumbrais.

Sobre o Clube:

A poucos meses do aniversário de 5 anos do clube, já conta com 25 integrantes, diversos equipamentos (telescópio, câmera fotográfica etc), e encontra-se em expansão. São realizadas 3 tipos de atividades pelo CAC: - Observações com telescópios e acessórios auxiliares (óculos solares, por exemplo) abertas ao público; - Astrofotografia; - Lançamento de foguetes de garrafa PET.

Além dessas atividades, o clube realiza excursões (como para o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica que ocorre em Campos anualmente), minicurso de cosmologia para professores da rede pública de Macaé com certificação, palestras em escolas, exposições e demais possíveis atividades que surgirem.

Os membros são instigados a conhecer mais sobre a astronomia e a física, e também assuntos relacionados, como a fotografia, química por trás do combustível para o foguete, técnicas de edição de imagens por meio de aplicativos e técnicas para discursar em público. O clube distribui folders com informações sobre o mesmo durante as observações, e desde o ano passado vende bottons personalizados com fotos capturadas por seus membros. Já foram alcançadas milhares de pessoas por meio de observações, apresentações, redes sociais, dentre outros.

Contato: Site: https://clubedeastronomiacrux.blogspot.com/ Facebook: /Clubedeastronomiacrux E-mail: clubedeastronomiacrux@gmail.com Instagram: clubedeastronomiacrux Twitter: @Cac_IFF