CAMPUS MACAÉ

Concurso de redação homenageia cientista

por admin publicado 05/09/2014 12h10, última modificação 18/12/2017 13h46
Campus Macaé promove concurso de redação científica destinado aos alunos inseridos em projetos coordenados por servidores e homenageia o cientista mineiro Carlos Chagas.

Alunos que desenvolvem projetos sob a supervisão de servidores do campus Macaé, como bolsistas ou voluntários, poderão participar do Concurso Carlos Chagas de Redação Científica, nas categorias Ensino Médio/Técnico e Graduação. As inscrições devem ser feitas na DIPE – Diretoria de Inovação, Pesquisa e Extensão, de 8 a 19 de setembro de 2014, por meio de preenchimento da ficha de inscrição e entrega de relatório impresso, de sua autoria, sobre o projeto em que atua.

Os textos serão avaliados de acordo com os critérios de adequação, conteúdo, argumentação, fidelidade ao desenvolvimento do projeto, originalidade, clareza, precisão e correção gramatical. Os autores dos três melhores relatórios de cada categoria receberão prêmios e participarão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé, expondo seus trabalhos para a comunidade.

O concurso homenageia o cientista mineiro Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (1879-1934), responsável pela descoberta da doença de Chagas, anunciada formalmente à Academia Nacional de Medicina em 1909, pelo sanitarista Oswaldo Cruz. Sobre a descoberta, é considerada única na história da medicina por incluir todo o ciclo da doença: o agente etiológico Trypanosoma cruzi e seu ciclo evolutivo; o inseto vetor, o barbeiro, e seus hábitos de vida; os reservatórios domésticos, compostos por gatos; e a patologia – a doença de Chagas. E foi considerada por Oswaldo Cruz como “o mais belo exemplo do poder da lógica a serviço da ciência” (http://www.icc.fiocruz.br/index.php/quem-foi-carlos-chagas).

No dia 3 de outubro será divulgado o resultado final, através da página www.facebook.com/dipe.extensao e do Portal do IFFluminense. As instruções contidas no regulamento estão disponíveis na DIPE.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais