CAMPUS MACAÉ

Conselho Tutelar participa de reunião no Campus Macaé

por Valdênia Lins publicado 23/09/2019 11h29, última modificação 23/09/2019 11h29
Objetivo é alinhar ações para saúde mental.
Reunião com Conselho Tutelar

Participaram da reunião as pedagogas Sandra Dias e Sueli Assad, o psicólogo Marcelo Quirino, a assistente social Déborah Spotorno e a representante do Conselho Tutelar 2, Ingrid Fernandes.

No dia 18 de setembro de 2019, o psicólogo, a assistente social, pedagoga e o setor de Saúde do Instituto Federal Fluminense reuniram-se com o Conselho Tutelar e com o Centro de Referência do Adolescente de Macaé a fim de traçarem estratégias para atendimento de demandas envolvendo adoecimento mental de alunos da escola.

De acordo com a Lei Nº 13.819, de 26 DE abil de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, as instituições de ensino públicas e privadas são obrigadas a notificar aos órgãos competentes casos suspeitos ou confirmados de violência autoprovocada. Caso a pessoa seja menor de idade, a notificação também envolverá o Conselho Tutelar.

Segundo Marcelo Quirino, psicólogo do Campus Macaé, a estrutura de atendimento para os casos de adoecimento mental vai além da simples notificação. A avaliação de cada situação é feita pela equipe do campus e, sendo necessário, há encaminhamento para a rede de saúde. Também há um trabalho interno que consiste na inclusão do aluno no Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napnee) e adaptação de conteúdo e avaliações acadêmicas.

Para sensibilizar a comunidade escolar, será realizado o 1º Seminário de Inclusão e Saúde Mental na Escola (Incluse). A primeira reunião será feita com os pais de alunos no dia 24 de setembro, às 19 horas, no auditório do campus. O dia 25 de setembro possui uma extensa programação voltada para discentes, docentes e técnico-administrativos. A programação e a ficha de inscrição no evento para os alunos completa pode ser acessada aqui.