Notícias
Coordenação de formação geral quer integrar conteúdos
O professor Mauro Simões, coordenador de Formação Geral, diz ter um grande desafio pela frente: promover a integração dos conteúdos do Ensino Médio. “Será preciso mexer com os costumes dos professores, o que é uma tarefa difícil”, afirma.
A intenção é que professores de diferentes disciplinas passem a planejar atividades conjuntas, proporcionando ao aluno diferentes visões de um mesmo assunto e dando-lhes um significado. “É preciso tornar o ensino significativo para eles. Eles precisam entender que o estudo é uma forma de desenvolvimento pessoal”, disse.
Segundo Mauro, o aluno costuma pensar que o auge do seu estudo é a sala de aula e esquecem que a casa, a família e a biblioteca são os ambientes para o aprofundamento dos conteúdos. Ele ressalta que é necessário ter uma metodologia de estudo e que a maioria não tem.
Mauro também falou sobre a evasão no Ensino Médio. No campus Macaé, o índice é pequeno, alguns alunos saem no primeiro ano devido ao mau rendimento e outros abandonam no quarto ano após passarem em alguma faculdade por meio do Enem. Ele disse que alguns procuram o IFF por ser uma escola gratuita e de qualidade para cursar o Ensino Médio e não concluem o técnico.