CAMPUS MACAÉ

Recursos Financeiros

Direção faz reunião geral para apresentar orçamento e propostas de redução de custos

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 03/06/2016 13h38, última modificação 03/06/2016 13h38
Reunião para discussão do orçamento 2016

Diante da realidade orçamentária, campus busca soluções imediatas e planeja alternativas de longo prazo. (Foto: Tiago Quintes)

Na tarde desta quinta-feira, 02 de junho de 2016, os servidores e representantes dos alunos puderam ver os dados financeiros do campus. A Direção do campus Macaé do IFFluminense convocou a reunião para dar ciência a todos da situação e aplicação de verbas, para apresentar propostas e ouvir sugestões.

Atualmente, a conta mais alta do campus é a de energia elétrica. O assessor de planejamento, Victor Jachelli afirmou que já existem algumas diretrizes definidas para a redução do consumo e que a regulamentação das mesmas está em estudo por um grupo de trabalho. Ele citou como exemplo o uso dos laboratórios, que por vezes ficam com os equipamentos ligados sem estarem sendo utilizados. Falou ainda sobre uma automatização da rede elétrica como medida para economizar energia.

“Algumas soluções dependem de recurso para investimento e no momento estamos sem recurso disponível. Estamos buscando soluções mais imediatas e que não necessitem de muito investimento”, declarou Victor. Ele ressaltou a importância da participação de toda a comunidade acadêmica, tanto no uso consciente dos bens como no envio de sugestões para redução de despesas. Foi criado um e-mail para esse fim: .

No tocante às bolsas concedidas a alunos, foi informado que os recursos destinados a esse fim estão garantidos para os editais já realizados. “Estamos buscando outra fonte de recurso e já sabemos que a reitoria dispõe de um fundo para ser distribuído entre os campi, mas não sabemos o montante que será possível obter. Não pensamos em hipótese alguma em fazer corte no número de bolsas, mas o que temos assegurado é o recurso para as bolsas em vigência”, explicou Victor.