CAMPUS MACAÉ

Notícias

Protagonismo Feminino

Egressas são convidadas a falar para Engenheiras do Amanhã

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 12/05/2026 10h31, última modificação 12/05/2026 10h31
Atividade aconteceu nas comemorações do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé.
engenheirasdoamanhaabril2026.png

  O evento comemorativo dos 20 anos do curso de Engenharia do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Macaé contou com uma atividade especial do projeto “Engenheiras do Amanhã”, iniciativa que busca ampliar a participação feminina nas áreas tecnológicas e fortalecer o protagonismo das mulheres na ciência e na engenharia. 

  Durante a programação, a professora Ana Paula Siqueira destacou a importância da inclusão e do acesso como pilares para garantir que meninas e mulheres possam não apenas ingressar, mas também permanecer e se desenvolver em carreiras ligadas às Ciências Exatas e Engenharias.

  O momento também foi marcado pela presença de egressas das primeiras turmas do curso, que compartilharam suas trajetórias profissionais. Ilana Pereira relatou sua experiência no mercado de trabalho, ressaltando os desafios e conquistas que enfrentou ao longo da carreira. Já Karine Barbosa trouxe uma reflexão sobre o ambiente de trabalho embarcado, apontando que ainda hoje há barreiras para as mulheres, especialmente relacionadas à divisão de camarotes, o que evidencia a necessidade de avanços na equidade de gênero dentro desse segmento. “Acreditem em vocês e logo teremos mais mulheres ocupando esses espaços”, incentivou Karine.

  O projeto Engenheiras do Amanhã é financiado pelo CNPq e abrange estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de Rio das Ostras e Macaé, o Ensino médio regular (rede estadual), o Ensino técnico e ensino superior com graduandas em Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação do IFF Macaé. É coordenado pela Professora Dra. Selene Dias Ricardo (IFF), com participação dos professores Dra. Roseane Missagia (Sistema de modelagem sísmica física - UENF, Macaé), Dra. Ana Paula Siqueira (IFF), Dra. Érika Negreiros (UFRJ), Dra. Giovana Mangueira (IFF), Dr. Marcelo Fagundes Felix (IFF), Dra.Maysa Franco Zampa (IFF), Dra. Gabriella da Silva Mendes (UFRJ) e da mestranda Aline Bento de Souza Barcelos e egressa de Engenharia de controle e Automação do IFF Macaé.

  As estudantes envolvidas fazem visitas técnicas, participam de feiras de projetos, oficinas e rodas de conversa que despertam o interesse das meninas nas áreas das ciências exatas.