CAMPUS MACAÉ

Equipes do Campus Macaé são classificadas para fase estadual da OBR

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 02/09/2024 17h20, última modificação 02/09/2024 17h20
Etapa regional foi realizada no IFF Macaé no último sábado.
OBR-IFFiltrados.png

Equipes IFFiltrados e IFFiltrados 2.0 na premiação da Olimpíada Brasileira de Robótica - Etapa Regional

A equipe IFFiltrados, composta pelos estudantes Maira Figueira Rocha, Arthur Neves de Souza, Ricardo Borges Neto e Arthur Benicio de Abreu dos Santos, foi a vencedora na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizada no dia 31 de agosto, no Campus Macaé. Eles alcançaram o primeiro lugar no nível 2 da categoria prática de resgate. Já a equipe IFFiltrados 2.0, composta por Bernardo de Souza Santos, Davi Isaac Ribeiro Nicolichi, Israel Laia Dos Santos Souza e Lucas Lima da Silva, conquistou o terceiro lugar da categoria. Ambas estão classificadas para participar da etapa estadual da OBR no próximo dia 21 de setembro no IFF Cabo Frio.

O evento do último sábado contou com competidores das cidades de Macaé, Rio das Ostras, Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. Foram realizadas provas nos níveis 1, que compreende o Ensino Fundamental, e 2, que abrange estudantes de nível médio e técnico. Na categoria resgate, o desafio consiste em fazer com que o robô supere obstáculos e encontre as "vítimas", demonstrando habilidades com sensores para tomada de decisão e locomoção.

A professora Márcia Luzia, da Fundação Municipal de Educação de Niterói, acompanhou estudantes da escola João Brazil que obteve o primeiro e segundo lugar no nível 1 desta etapa. “Trabalhamos com robótica educacional na nossa rede desde 2013 e ano passado participamos da competição nacional em Salvador”, contou ela, enfatizando a importância da robótica como projeto interdisciplinar.

Para o professor Gregório Kappaun, diretor de  Inovação, Pesquisa e Extensão, a realização da competição no IFF Macaé é uma oportunidade para vivenciar e aprender de forma prática e lúdica os conhecimentos da área da robótica.

A OBR é uma olimpíada destinada a estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas ou privadas. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.

Classificação Final:

Nível 1