CAMPUS MACAÉ

Intercâmbio

Estudante do Campus Macaé é selecionado em programa de intercâmbio para bolsa de estudos nos EUA

por Juliana Marinho publicado 06/03/2017 15h34, última modificação 06/03/2017 15h39
O estudante Giovani Florencio Borges, do segundo ano do Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente, vai cursar o 3º ano nos Estados Unidos, pelo programa de intercâmbio Global Citizens of Tomorrow.
Giovani - intercâmbio

O estudante Giovani Florencio Borges, do segundo ano de Meio Ambiente do Campus Macaé, participou do processo de seleção do programa de intercâmbio Global Citizens of Tomorrow e foi contemplado com uma bolsa de estudos para um ano letivo de high school nos Estados Unidos. As aulas terão início em agosto, mas a viagem já está programada para julho, com cidade de destino e família hospedeira ainda a serem definidas.

Aos 17 anos, Giovani terá a oportunidade de morar fora do Brasil durante onze meses e cursar o 3º ano do Ensino Médio com todos os custos de acomodação, mensalidades, seguro médico e transporte aéreo cobertos pelo programa. “Espero aperfeiçoar o inglês, mas também aproveitar a oportunidade para conhecer uma nova cultura e fazer novas amizades”, comentou o estudante.

Para o Estado do Rio de Janeiro foram oferecidas três bolsas e participaram da seleção alunos do Ensino Médio da rede pública e alunos bolsistas da rede privada, com bom desempenho em disciplinas das áreas de matemática, ciências e tecnologia. O objetivo da iniciativa, resultado da parceria entre o AFS Intercultural e o Grupo British Petroleum, é aumentar a consciência intercultural e o aprendizado de uma segunda língua.

A primeira fase do processo consistiu em inscrição online, na qual o candidato deveria responder 20 questões de múltipla escolha de inglês e redigir um texto de autoria própria, em português, sobre um problema em sua comunidade e como poderia atuar sobre esta situação. Em seguida, os 15 semifinalistas realizaram um teste de proficiência de inglês e aqueles que obtiveram nota mínima continuaram para a etapa de dinâmicas e entrevistas.