CAMPUS MACAÉ

Notícias

Evento

Estudantes do Campus Macaé produzem curtas-metragens

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 22/02/2024 15h56, última modificação 22/02/2024 16h33
Projeto “Curta no IFF” exibiu e premiou os filmes.
melhor curta 2024.png

Turma de Meio Ambiente levou o prêmio de melhor curta.

  O auditório do Campus Macaé ficou cheio na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro, quando foram exibidos e premiados filmes de curta metragem totalmente produzidos pelos estudantes das turmas de segundo ano do Ensino Médio Integrado. A atividade foi coordenada pela equipe Língua Inglesa a partir do projeto “Curta no IFF”. 

  O processo de criação, gravação, edição, divulgação e atuação foi todo feito pelas turmas a partir do tema proposto “o perigo da história única”. De acordo com a professora Camila França, a iniciativa promove a liberdade criativa, autonomia e reflexão dos estudantes. “O projeto existe desde 2016. Em 2019 foi a última edição antes da pandemia e estamos retomando agora”, explicou a professora. 

  Os filmes exibidos foram “Deep Inside”, produzido pela turma 2001A, “Who to trust” da turma 2001B, “Engine Power: The challenge” da 2004A, “The Neighbor" das turmas” 2005 A e B e “Três por quatro”, da turma 2008. Em todos eles os alunos atuaram utilizando a Língua Inglesa para narração e diálogos. 

  Após a exibição, foram premiados os melhores filmes em cada categoria. A categoria divulgação foi escolhida por voto popular, tendo alcançado mais de 5 mil votos no total. As demais categorias foram avaliadas por jurados convidados, servidores do Campus Macaé e uma estudante de cinema, egressa.

  Para o técnico em audiovisual, Leonardo Saleh, os filmes foram excelentes e chamaram a atenção pelo uso diverso dos espaços da escola. “Em um filme, nossos corredores  viraram um bloco de apartamentos, em outro, o laboratório vira um local de trabalho, sala de estudos vira consultório médico, etc. Foi um uso muito criativo que os autores fizeram recriando e construindo tudo isso na escola”, disse ele. Além disso, ele elogiou  a variação de planos de filmagem e a construção das histórias. “As produções surpreenderam”, concluiu Leonardo.

 

IFF Awards: 

 

Filme da turma 2001A de Automação Industrial obteve 5 prêmios.

 

* Melhor divulgação (voto popular): Deep inside

* Direção de arte: Deep inside

* Edição e trilha sonora: Deep inside

* Melhor roteiro: Três por quatro

* Ator coadjuvante: Lucas Gassner (como Luke em Who to trust?)

* Atriz coadjuvante: Victória Rocha (como Rachel em Who to trust?)

* Melhor ator: Flávio Franco (como Liam em Deep inside)

* Melhor atriz: Yasmin Rocha (como Madalena em Três por quatro)

* Direção: Deep inside

* Melhor curta: Três por quatro