CAMPUS MACAÉ

Notícias

Merenda escolar

Expocit promove visita a propriedades da agricultura familiar

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 16/10/2025 10h26, última modificação 16/10/2025 11h15
Visita técnica a fornecedores do PNAE acontece no primeiro dia de programação da 10º Expocit.
Pnae-noticia.png

  Na manhã da próxima segunda-feira, estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) terão a oportunidade de vivenciar de perto a realidade da agricultura familiar durante a atividade “Do Campo ao Campus”, promovida pelo Projeto de Extensão Primavesi. A iniciativa tem como objetivo aproximar os alunos dos produtores que fornecem alimentos ao Restaurante Estudantil do campus, fortalecendo o vínculo entre ensino, comunidade e produção sustentável e integra a programação da Exposição de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (Expocit) do Campus Macaé  .

  A visita será guiada pelo agricultor familiar Francisco Soares, que conduzirá os participantes por quatro propriedades localizadas no Assentamento Gleba Maria Amália. Durante o percurso, os estudantes poderão conhecer o processo produtivo dos alimentos — do plantio à colheita — e dialogar diretamente com os agricultores sobre os desafios enfrentados no campo, como questões climáticas, logística e comercialização.

  De acordo com a nutricionista do campus, Alessandra Paravidino, a atividade é uma oportunidade única de aprendizado prático e troca de experiências com os protagonistas da produção rural local.  Além disso, a visita promove a valorização da agricultura familiar e busca despertar nos alunos uma consciência crítica sobre a origem dos alimentos que consomem diariamente, reforçando o papel social do IFF na construção de uma comunidade mais integrada e sustentável.

  A compra de produtos da agricultura familiar é estimulada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), política pública brasileira que garante alimentação escolar a estudantes da rede pública de ensino. Desde 2009, a lei permite a compra direta de produtores locais utilizando pelo menos 30% (45% a partir de 2026) dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). São priorizados agricultores de assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, promovendo inclusão produtiva e segurança alimentar. Essa política fortalece a economia local, promove alimentação saudável nas escolas e estimula práticas sustentáveis na produção de alimentos.

 

Serviço

Do campo ao campus: visita técnica

Dia: 20/10

Horário: 08:00

📌 Informações importantes:

A participação de menores exige autorização do responsável.

É obrigatório o uso de calça, tênis fechado e uniforme do IFF.

Faça sua inscrição no site do evento.