CAMPUS MACAÉ

Evento educacional

Exposição do Museu de Matemática marca a semana no Campus Macaé do IFFluminense

por Juliana Marinho publicado 01/06/2017 15h09, última modificação 01/06/2017 15h40
Abertura da exposição do Museu Interativo de Educação Matemática contou com a presença da professora doutora em educação, Ana Kaleff, coordenadora do Laboratório de Ensino de Geometria da UFF.
quinta6.jpg

Escolas visitam a exposição do Museu no Campus Macaé.

Na quarta-feira, dia 31, foi realizada a abertura da exposição do Museu Interativo de Educação Matemática, do Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense, no Campus Macaé do IFF. O evento contou com a participação da professora Dra. Ana Maria Kaleff, do Departamento de Geometria da UFF, que ministrou a palestra “Para que um museu interativo no ensino de matemática?”.

Ana Kaleff, na coordenação do laboratório, atua no desenvolvimento de métodos e materiais de baixo custo destinados a incrementar as habilidades geométricas, visando à democratização e à popularização da matemática para crianças e adultos, com destaque para a educação inclusiva. Na parte da tarde, a professora esteve presente no primeiro encontro dos docentes do Campus Macaé, do ano letivo de 2017, com o objetivo de propor uma reflexão sobre a prática e o repensar a postura do educador no Instituto Federal. Na manhã de hoje, promoveu oficina para docentes da prefeitura.

A exposição do museu LEGI (Laboratório de Ensino de Geometria Itinerante) segue até sexta-feira, dia 2 de junho, com diversas atividades e demonstrações como jogos de encaixe e quebra-cabeças planos e espaciais, ábacos, maquetes, aparelhos de medição de comprimento e de área, teodolitos artesanais, jogos de espelhos, dentre outros. Também está disponível uma coleção especial intitulada “Vendo com as Mãos”, para estudantes com deficiência visual.

Diversas turmas de escolas do município e região, que foram previamente agendadas, já participaram das atividades do museu nesta quinta-feira. Para o professor Marcos Cruz, diretor da instituição, a exposição é uma excelente proposta dos professores de matemática que atuam no projeto Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática – LEPEM. “A iniciativa dá ao IFF Campus Macaé destaque regional na educação, especialmente na educação matemática”.

Durante a cerimônia de abertura ocorreu também a premiação dos quatro alunos que participaram da Olimpíada Canguru de Matemática e foram medalhistas, um de ouro e os demais de bronze, respectivamente: Lucas Costa Pereira, Geter Winner Borges Vachtchur, Tainá Pereira Carvalho e Hugo Kethbaumer Knupp. O Canguru de Matemática é uma competição que acontece em vários países, entre estudantes de 7 a 18 anos, divididos por categorias etárias, e consiste em resolver 24 ou 30 testes de múltipla escolha em 90 minutos.

As visitas continuam até às 18h de hoje, na parte da tarde. Em seguida, das 18h30 às 21h30. Amanhã (dia 2), a exposição estará aberta das 8h às 12h e das 13h às 18h.