Notícias
Arte
Exposição une poesia e tecnologia
- Foto: Foto: Lívia Alves - 14.07.2022
Os estudantes do Ensino Médio do Campus Macaé produziram uma exposição literária unindo a tecnologia com a poesia. “Fios poéticos: imagens, palavras e vozes na construção de respostas (e perguntas) para o texto literário” foi o projeto coordenado pela professora Penha Élida Tuão que aconteceu nesta terça e quarta-feira no Laboratório de Línguas do campus.
De acordo com a professora, os estudantes fizeram uso de recursos tecnológicos (analógicos e digitais), bem como da subjetividade (humana). “A produção dos conteúdos artísticos teve início nas aulas de literatura, nas turmas de 2º ano do Ensino Médio integrado com técnico em Eletrônica e em Automação Industrial, a partir de pesquisas, leituras literárias e tarefas manuais, realizadas em diferentes espaços: casa, sala de aula, Laboratório de Línguas e Lab IF Maker”.
A exposição foi construída com dois ambientes: a instalação “Você tem, fome/sede de quê?” foi construída com objetos de uso cotidiano e inspiração no Pré-Modernismo e o experimento "Poesias iffianas: palavras e vozes autorais na construção de videopoemas" teve como inspiração o Parnasianismo e Simbolismo. Os vídeos comporão um repositório de produções artístico-literárias produzidas pelos estudantes do IFF.
A equipe da Fanzinoteca auxiliou na arte da geladeira customizada utilizada para a exposição e doou exemplares de fanzines para exposição. Já o Lab IF Maker atuou no projeto e na instalação de um espelho infinito para o congelador da geladeira, trabalhando de forma colaborativa com os estudantes do Ensino Médio Integrado participantes do projeto, conforme a abordagem ‘learning by doing’, de aprender fazendo.