CAMPUS MACAÉ

Notícias

Fanzine

IFanzine promove oficina de HQforismo

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 20/09/2016 11h50, última modificação 20/09/2016 11h56
Oficina acontecerá no próximo dia 21 de setembro, com vagas limitadas.
Oficina HQforismo

Os trabalhos selecionados serão publicados em um fanzine do projeto IFanzine.

As inscrições para a oficina de HQforismo devem ser feitas pelo e-mail projetoifanzine@gmail.com, informando nome completo e RG. O HQforismo é um subgênero genuinamente brasileiro dos Quadrinhos Poético-Filosóficos e que foi batizado por Edgar Franco e Danielle Barros para designar as HQ's reflexivas, filosóficas, poéticas e autorais de apenas uma página.

O evento destina-se a apreciadores quadrinhos e fanzines e educadores que tenham interesse em recursos pedagógicas que estimulem a criatividade e autoralidade. O trabalho pode ser feito com técnicas diversas como colagem e desenhos, recursos que são comuns aos fanzines.

A facilitadora será Danielle Barros, conhecida em seus trabalhos autoriais como IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana. Ela é zineira, artecientista, bióloga (UNEB), mestre em Ciências (ICICT/Fiocruz) e doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz). Atua como arte educadora com quadrinhos e fanzines no ensino de biociências e saúde. Escreve poesias, ilustrações, quadrinhos e fanzines.

Alguns trabalhos produzidos serão publicados numa revista editada pelo Projeto de Extensão IFanzine, a ser lançada em outubro no FNPAS - Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, na UFG e no IFF Macaé, contando com a participação de, além de Danielle Barros, outros pesquisadores como Edgar Franco(UFG) e Gazy Andraus (FIG-UNIMESP), que são também quadrinhistas pioneiros no gênero de quadrinho poético-filosófico.

Os participantes da oficina receberão um exemplar do metafanzine da Danielle Barros no qual explica o que é zine, como fazer, seu uso como expressão de arte e no ensino. Também receberão um exemplar do zine TRAÇOS DE MEMÓRIA#2 editado pelos projetos de extensão IFanzine e Em cada canto, um conto do IFFluminense Campus Macaé.

Para conhecer mais sobre a artista Danielle Barros, IV Sacerdotiza da Aurora Pós-Humana:

http://ivsacerdotisa.blogspot.com.br/