CAMPUS MACAÉ

Notícias

Arte

IFF Awards do Campus Macaé premia curtas

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 31/03/2025 13h01, última modificação 31/03/2025 13h01
Evento exibiu produções cinematográficas dos estudantes do Ensino Médio.
ifawards2025.png

  Na última quarta-feira, 26 de março, o Campus Macaé promoveu o IFF Awards, evento de exibição e premiação de produções de curta-metragem feitas pelos alunos do Ensino Médio Integrado do IFF Macaé. O projeto engloba as disciplinas de Inglês, Língua Portuguesa e Literatura, Sociologia e Natureza e Sociedade. O tema proposto foi: “Subjetividades Líquidas: relações sólidas são possíveis na era digital?”

  “O tema deste ano surgiu a partir de diálogos com a Camila Franca, professora de inglês e organizadora do projeto e foi inspirado na temática exposta em sala de aula na disciplina de sociologia sobre  socialização, mídias digitais, influência juvenil e identidade. O caráter interdisciplinar do projeto, enriqueceu ainda mais essa experiência, mostrando como o diálogo entre saberes fortalece o aprendizado e amplia as perspectivas sobre temas essenciais da sociedade contemporânea. Os jovens vivem em um mundo hiperconectado, onde as relações são mediadas pela tecnologia e muitas vezes marcadas pela fluidez e instantaneidade. Refletir sobre isso em um curta-metragem não só estimula o pensamento crítico, mas também permite que os alunos expressem suas vivências e questionamentos de forma criativa”, explicou a professora de Sociologia, Isabella Machado.

  O processo de criação, gravação, edição, divulgação e atuação foi todo feito pelas turmas a partir do tema proposto. Os alunos apresentaram a ideia de roteiro no 2o bimestre para uma banca composta pela professora Olívia Melo (LPL), Isabella (Sociologia) e Djalma Silva (Filosofia). No 3o bimestre entregaram o roteiro em português para as professoras de LPL das respectivas turmas (Élida Ramos e Andrea Gomes) e em inglês para a professora Camila. Os filmes são gravados em inglês e estão disponíveis no Youtube. O Laboratório IF Maker do Campus Macaé produziu os troféus entregues aos ganhadores de cada categoria. 

Vencedores 

Direção de arte - For the screens (2005A) 

Edição e trilha - It’s me John (2001A)

Roteiro - Glass connections (2001B)

Ator coadjuvante - Caio Carline (2004A)

Atriz coadjuvante - Tainá Gama (2004A)

Direção - It’s me John (2001A)

Ator - Samuel Santana (2005B)

Atriz - Maria Eduarda Araújo  (2008)

Melhor divulgação - Glass Connections (2001B) 

Melhor filme - It’s me John (2001A)