CAMPUS MACAÉ

IFF é contemplado em edital de startups

por Valdênia Lins publicado 26/04/2019 14h35, última modificação 26/04/2019 14h35
Colaboradores: Leonardo Saleh
Programa Startup Macaé contemplou dois projetos de alunos do Campus Macaé.
Imagem Startup

Edital teve como objetivo apoiar e promover iniciativas que contribuem para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.

Alunos do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé tiveram seus projetos contemplados no edital para financiamento de startups da Prefeitura Municipal de Macaé. As equipes Salta-Z e Smart Verde concorreram na categoria Iniciação Tecnológica.

O primeiro projeto foi desenvolvido pelo discente Matheus Richa Dias e propõe a automatização, por meio de microcontroladores, do processo de filtragem da água Salta-Z, criado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com os autor, a filtragem automática minimiza os riscos de contaminação e evita desperdícios. O protótipo utilizará a plataforma Arduino e sensores como medidor de acidez (PH) e sensores de turbidez da água (turbidimetro).

A equipe Smart Verde é composta pelos estudantes Lucas de Souza Ferreira Dinelli do IFFluminense, João Pedro Macedo Fernandes e Paulo Ataíde Andrade Machado da UFRJ. O grupo pretende desenvolver telhados verdes automatizados, ajudando na drenagem da água da chuva e criando um filtro atmosférico para diminuir o calor gerado pelo efeito estufa. O telhado pode ajudar também na filtragem de ruídos externos.

De acordo com o edital, o prazo de execução é de um ano, podendo ser renovado. O acompanhamento do desenvolvimento dos projetos se dará por meio de relatórios mensais.