CAMPUS MACAÉ

IFF e Petrobras irão construir laboratório

por admin publicado 10/02/2014 17h00, última modificação 18/12/2017 13h46
A construção do laboratório de Cimentação no campus Macaé começou a ser discutida na última sexta-feira, em reunião realizada no Rio de Janeiro.

O objetivo da parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Petrobras é para a implantação do Laboratório para Ensaios de Cimentação de Poços de Petróleo, a ser construído no campus Macaé do IFF.

Os gestores das duas instituições confirmaram o interesse no projeto durante a primeira reunião formal, ocorrida na sexta-feira, 07 de fevereiro de 2014, no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro.

A partir de agora, será estudada a proposta e elaborado um projeto, que implica a construção do espaço, aquisição de equipamentos e técnicos especializados. De acordo com Paulo Rogério Nogueira, diretor do campus Macaé, será necessária uma área construída de 150m2.

“É um passo que estamos dando na direção de uma tecnologia mais moderna”, comemora Paulo sobre a construção do laboratório, e acrescenta: “Essa ação vai agregar mais valor à formação dos alunos do IFF, em uma perspectiva de mercado, vai ampliar o escopo de pesquisas e o leque de cursos a serem oferecidos. É algo promissor”.

De acordo com o diretor, a partir do laboratório, poderão ser elaborados projetos de pesquisa para atender à Petrobras e também a outras empresas interessadas, com grande potencial de inovação. A previsão é de que o laboratório comece a funcionar dentro de dois anos.

Pelo IFF, participaram do encontro, além do diretor do campus Macaé, o reitor, Luiz Augusto Caldas, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira, e o diretor de Pesquisa do campus, Jader Lugon. Pela Petrobras, estiveram presentes o gerente de Perfuração, Augusto Borella Hougaz, Cristiane de Miranda, do Laboratório do Cenpes, entre outros.

(Publicada em 10/02/2014)