CAMPUS MACAÉ

Notícias

Registro Acadêmico

IFF lança sistema para certificação do Encceja

por Campus Macaé publicado 24/09/2020 18h22, última modificação 28/09/2020 13h22
Candidatos que realizaram a prova podem fazer solicitação pelo Suap.
Imagem Encceja

 O IFFluminense conta agora com emissão de certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de forma online pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). São emitidos certificados de conclusão e declaração parcial.

 Para solicitar o documento, o interessado deve acessar o endereço eletrônico suap.iff.edu.br e clicar na opção certificação Enem/Encceja e informar CPF e e-mail. Em poucos minutos receberá um e-mail de confirmação e outro quando o certificado estiver disponível para impressão, que pode ser feita quantas vezes for necessário. O e-mail também informa a justificativa caso não seja possível emitir a documentação. 

 O sistema mescla as informações de provas entre 2017 e 2019, selecionando os melhores resultados e emitindo um único documento. Pedidos de segunda via também podem ser feitos pela ferramenta. 

 O certificado possui um código impresso que permite a consulta de sua autenticidade. No momento, o sistema permite apenas a certificação para o Encceja, mas está prevista a implantação de certificação do Enem. 

Além de atender a demanda da própria instituição, estão na base de dados do sistema as listagens de outros estados, o que permite que candidatos de várias partes do país possam utilizar o serviço. A base encontra-se em fase de implantação. “Nosso objetivo como servidores públicos é atender as pessoas da melhor forma possível. Avaliamos que o custo para incluir as demais bases e alcançar o máximo de pessoas possível vale a pena”, disse Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso da Pró-Reitoria de Ensino. 


registrado em: ,