CAMPUS MACAÉ

IFF Macaé capacita professores da rede municipal

por Campus Macaé publicado 17/11/2022 14h43, última modificação 17/11/2022 14h43
Parceria promove curso sobre uso de fanzines.
Curso fanzine Semed Macaé

A professora Andrea Barbosa ministra aula sobre uso de zines na educação. - Foto: Foto: Alberto de Souza

“Fanzine: escrita criativa e autoralidade no contexto educacional” é o curso que o IFF Macaé oferece para professores da rede municipal de Macaé no Centro de Formação Continuada Carolina Garcia (CFCG). O curso aborda o universo teórico e prático dos fanzines, e-zines e biograficzines e sua aplicabilidade no contexto educacional e é ministrado pelos servidores Andrea Barbosa, Alberto de Souza e Débora Spotorno.
  As aulas acontecem às quartas-feiras durante o mês de novembro na Cidade Universitária com uma atividade na Fanzinoteca do IFF Macaé. Os cursistas foram selecionados pela Secretaria Municipal de Educação.
  De acordo com a professora Andrea, o fanzine tem sido utilizado como recurso pedagógico em diversas disciplinas. No trabalho com essa revista artesanal, crianças, adolescentes e adultos se põem no papel principal de autor, experimentando a função de escritor e ilustrador ao mesmo tempo ou realizam uma produção em equipe. É uma forma de promover o protagonismo e o processo autoral, incentivando o aluno, de qualquer etapa ou modalidade de ensino, a produzir e divulgar conhecimentos, contribuindo, assim, com a ampliação de sua capacidade discursiva.
  Andrea enfatizou que o tripé ensino-pesquisa e extensão, elementos indissociáveis na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, é colocado em prática com essa ação. “Enquanto doutoranda, com pesquisa na área, é gratificante perceber a superação da dicotomia teoria/prática e constatar a relevância social do tema. Na turma, temos não só professores, mas orientadores, coordenadores pedagógicos, servidores de apoio escolar, de idades variadas, participando, empolgados com a possibilidade do uso do fanzine no meio educacional. Serão, com certeza, multiplicadores em suas comunidades escolares”, destacou a professora.