CAMPUS MACAÉ

Laboratório de Simulação do Campus Macaé abriga 11 projetos

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 11/04/2023 14h38, última modificação 11/04/2023 14h45
Estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica desenvolvem projetos no LabSim.
Equipe de bolsistas LabSim Macaé

Professor Eduardo Beline e estudantes que participam dos projetos desenvolvidos no LabSim. - Foto: Leonardo Saleh

O Laboratório Avançado de Simulações (LabSim) do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé é o espaço onde atualmente se desenvolvem 11 projetos de pesquisa no campo das Engenharias. O professor Rafael Gomes é responsável pela organização do laboratório, além dele, como orientadores, atuam também os professores Robson Cunha, Yago Pessanha e Eduardo Beline.

Contando com simuladores, ferramentas e computadores, o LabSim oferece ainda capacitação para os estudantes do IFF que desejem aprender soldagem eletrônica, programação em Arduino, dentre outros. Para isso, basta que o interessado visite o laboratório e agende horário com os bolsistas. Havendo interesse de grupos, é agendada uma oficina. A equipe do laboratório construiu e disponibilizou uma apostila básica de conhecimentos sobre Arduino que pode ser acessada neste link.

Recentemente o laboratório conseguiu um financiamento pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio De Janeiro (Faperj) no montante de R$96 mil que serão investidos em novos equipamentos de eletrônica, elétrica e robótica. O projeto “Protótipo de dispositivo etilômetro veicular” tem financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).  Todos os projetos em vigência possuem validade de um ano, podendo ser renovado.

O Ramo Estudantil IEEE IFF Macaé fornece apoio ao laboratório na forma de equipamentos elétricos e eletrônicos, bem como alunos que atuam nos projetos como bolsistas e voluntários. O Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é uma sociedade técnico-profissional internacional com a proposta de compartilhar ideias que alavanquem a tecnologia da eletricidade e da informação, visando um futuro próspero. Em novembro do ano passado, a estudante Mariana Teixeira participou, no México, do Student Branches Regional Meeting do IEEE, onde apresentou os trabalhos desenvolvidos no LabSim. O grupo do ramo estudantil também organiza anualmente a Semana de Engenharia de Controle e Automação e Elétrica (Secae) do Campus Macaé.

Projetos em Andamento no LabSim

Protótipo de dispositivo etilômetro veicular Etilômetro
Uso de IOT, energia renovável e automação na construção de um protótipo de semáforo autônomo para pedestres Projeto Semáforo LabSim
Desenvolvimento de um simulador de guindastes portuários para treinamento e qualificação de mão de obra  Simulador Portuário LabSim
Experiência de vôo realista: projeto de simulador de avião em cabine com tecnologia de ponta Simulador avião LabSim
Impressora 3D: ajustar a impressora do IEEE IFF Macaé, aprender a utilizá-la e fornecer minicursos aos membros do ramo Impressora 3D LabSim
Construção de cancela autônoma motorizada e programada em microcontroladores utilizando banco de dados e IOT Projeto Cancela automatica LabSIM.jpeg
Uso de IOT e visão computacional para construção de um braço robótico dedicado à automatização de tarefas e processos. (Protótipo em planejamento) Marca LabSim Macaé
Desenvolvimento de habilidades na construção de projetos de elétrica, eletrônica e programação com Arduino através de minicursos e videoaulas em redes sociais. Oficina Arduino
Projeto PLC: aprendizado em controladores lógico programáveis para a automação industrial LabSim Macaé
Estufa automatizada para pequenos produtores (Protótipo em planejamento) Marca LabSim Macaé
Competição de robótica Foto de arquivo: Competição de Robótica.