CAMPUS MACAÉ

Live debate o Dia Nacional do Fanzine

por Campus Macaé publicado 05/10/2022 14h29, última modificação 06/10/2022 10h45
Colaboradores: Alberto de Souza
Coordenador da Fanzinoteca Macaé participa de evento.
dia nacional do fanzine.jpeg

O Dia Nacional do Fanzine será marcado pela realização de uma live no dia 11 de outubro, às 19:30 no Youtube. Participarão da transmissão os zineiros Gazy Andraus, Beralto, Thina Curtis e o jornalista Edson Rontani Jr.
 De acordo com Gazy Andraus, a live não só presta homenagem aos fanzines, zines, artezines, biograficzines e afins, como busca promover uma discussão do futuro do fanzinato nacional, à luz da possibilidade de oficialização futura a que seja implementada como data oficial no Brasil.
 O Coordenador da Fanzinoteca IFF Macaé, Alberto de Souza, o Beralto, será um dos convidados da mesa que discutirá “Os paratópicos 10 anos do Dia Nacional do Fanzine”, com enfoque nas estratégias para a implementação oficial da data no Brasil. A proposta de comemorar o Dia Nacional do Fanzine em 12 de outubro faz homenagem a Edson Rontani, que lançou o primeiro zine em 1965 na cidade de Piracicaba-SP. O convidado especial Edson Rontani Jr., filho do homenageado, é jornalista e radialista, com pós graduação em jornalismo contemporâneo pela Universidade Metodista de Piracicaba, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, diretor da Academia Piracicabana de Letras e autor de livros.
 Para Beralto, a homenagem é muito significativa para o projeto Fanzinoteca, pois desde 2013, quando do início do projeto no IFF, uniu esforços com Gazy Andraus, Thina Curtis, Edson Rontani e a comunidade de autores independentes para fortalecer o movimento que pretende instituir o dia nacional do fanzine oficialmente. “Desde então os eventos e lançamentos de publicações sempre referenciaram a data, inclusive a fundação da Fanzinoteca que completa em 12 de outubro próximo, 5 anos de existência e com muita história pra contar, graças aos estudantes, servidores e comunidade que integra o Coletivo Fanzinoteca”, destacou.
 A Fanzinoteca está localizada no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé e dispõe de um acervo de mais de 3000 exemplares, formado a partir de doações de publicações independentes e zines doados pela comunidade nacional de autores independentes e as publicações desenvolvidas pelos estudantes do IFF em atividades pedagógicas ou mesmo como expressão artística espontânea dos frequentadores e voluntários do projeto.
 Para enviar seu zine, basta fazer contato pelo e-mail fanzinotecamacae@gmail.com ou pelo Instagram @fanzinotecamacae. As produções do zine Peibe e outras parcerias  estão disponíveis online no site da Editora Marca de Fantasia.

Convidados:

Gazy Andraus, pós-doutorando sobre artezines no PPGACV da FAV-UFG e bolsista do PNPD-CAPES (condutor da live). Pesquisador e membro do Observatório de HQ da USP, Integrante do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), Poéticas Artísticas e Processos de Criação (UFG) e da ANZINE - Associação Nacional de Pesquisa e Criação de Fanzines, que ainda está sendo elaborada com Alberto de Souza, Edgar Franco e Danielle Barros. gazyandraus@ufg.br ; GaZine no youtube:

Alberto Carlos P. Souza (Beralto), coordenador da Fanzinoteca IFF Macaé-RJ; mestrando da Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal Fluminense.

Thina Curtis, Agitadora Cultural, fanzineira, poeta, quadrinista, arte educadora é responsável pelo evento de Fanzines e Publicações Independentes “Fanzinada” e pelo evento que celebra o dia do Quadrinho Nacional no ABCD comemorando e prestigiando os artistas locais – “Café Ilustrado& Convidados”.

Edson Rontani Jr., convidado especial, é jornalista e radialista, com pós graduação em jornalismo contemporâneo pela Universidade Metodista de Piracicaba, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e diretor da Academia Piracicabana de Letras. Autor de três livros. É filho de Edson Rontani, criador do primeiro fanzine do Brasil.