CAMPUS MACAÉ

Oficinas de Projetos Científicos em Macaé

por admin publicado 17/06/2013 14h40, última modificação 18/12/2017 13h46
Oficinas de Projetos Científicos serão destinadas a estudantes e professores do ensino médio, técnico e profissionalizante do IF Fluminense e de todas as escolas da região.

O câmpus Macaé, em parceria com os organizadores do Prêmio Jovem Cientista, vai oferecer Oficinas de Projetos Científicos para o Ensino Médio no próximo dia 26. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 21 de junho, no site www.jovemcientista.org.br/oficina.

As vagas são limitadas e destinadas a estudantes e professores do ensino médio, técnico e profissionalizante do IF Fluminense e de todas as escolas da região. Serão duas turmas, uma pela manhã, das 8h às 12h, e outra à tarde, das 13h30 às 17h30.

As Oficinas serão gratuitas, com duração de 4 horas, e consistirão em apresentação do Prêmio e introdução ao tema desta edição, "Água: Desafios da Sociedade". Os participantes terão a oportunidade de vivenciar o roteiro metodológico para desenvolver seu trabalho de pesquisa. O objetivo é propiciar ao estudante uma boa ideia da problemática que pretende resolver e dos próximos passos necessários para desenvolver seu trabalho.

"Como pesquisar referências bibliográficas? Como testar suas hipóteses de solução do problema? Como definir a metodologia de estudo e analisar dados? Como formatar o trabalho? Todas essas perguntas são respondidas durante a oficina", explicou Andrea Margit, gerente de meio ambiente da Fundação Roberto Marinho.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Há ainda um prêmio de Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.

Os orientadores das três categorias principais e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem. Na categoria Mérito Institucional, são premiadas as duas instituições – uma do Ensino Médio e outra do Ensino Superior – às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos, com mérito científico, inscritos nas categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

Premiações – Na categoria Mestre e Doutor, os vencedores são agraciados com R$30 mil (1º lugar); R$20 mil (2º lugar) e R$15 mil (3º lugar). Para Estudantes do Ensino Superior, os valores são de R$15 mil (1º lugar), R$12 mil (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares ganham modernos laptops, além de viagens para participar de eventos científicos e visitas técnicas.

No Mérito Institucional, serão pagos R$35 mil para cada uma das duas instituições. O pesquisador indicado para receber o Mérito Científico receberá R$20 mil.