CAMPUS MACAÉ

CONPG

Pesquisa aplicada no Campus Macaé é premiada em Congresso

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 15/07/2021 09h57, última modificação 10/10/2023 13h07
Evento conjunto entre IFF, UFF e UENF premiou trabalhos em várias categorias.
Carina Silva- Profept.png

Apresentação da pesquisa da mestranda Carina Silva no CONPG.

“A prática de ensino de temáticas ambientais através dos temas contemporâneos transversais para o curso técnico integrado de meio ambiente do Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé” recebeu a primeira colocação no VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) . O estudo promove a aplicação de uma sequência didática sobre educação ambiental e educação para o consumo para a turma do segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Meio Ambiente do IFF Macaé. A proposta é trazer temas transversais contemporâneos à sala de aula, tornando o ensino mais significativo. O trabalho foi apresentado pela mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Carina Silva Rangel Dimas com a orientação do professor Leonardo Salvalaio Muline.

No mesmo evento, a mestranda Rayna Sargem da Silva obteve a segunda colocação com um trabalho sobre os migrantes na Rede Federal intitulado “A integração entre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os processos migratórios no Brasil no século XXI” sob a orientação do professor Jefferson Manhães de Azevedo.

O CONPG reuniu apresentações de trabalhos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o tema “Desafios da Ciência no Pós-Pandemia”. O ProfEPT participou com 11 trabalhos inscritos, sendo 5 para apresentação oral e 6 para a apresentação em banner. Os trabalhos foram avaliados por membros externos ao Programa e, durante as apresentações orais, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem um pouco mais as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo Programa.