CAMPUS MACAÉ

Quarentena

Pesquisa aponta condições dos discentes de Macaé na pandemia

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 08/09/2020 16h57, última modificação 10/10/2023 13h03
Informações coletadas pelas assistentes sociais do Campus Macaé tratam de saúde física e emocional, situação familiar e condições de estudo.
PESQUISA APONTA CONDIÇÕES DOS DISCENTES DE MACAÉ NA PANDEMIA

O setor de Assistência Estudantil, por meio das assistentes sociais Débora Spotorno e Jéssica Monteiro, realizou uma pesquisa amostral com os estudantes do Campus Macaé para avaliar as condições de vida e de saúde no momento de isolamento social. Segundo Débora, o resultado alcançado pode contribuir para a reflexão dos servidores responsáveis pela definição das atividades pedagógicas não presenciais.

De acordo com os dados levantados, a maior parte dos estudantes tem procurado manter alguma atividade de estudo no período, seja por meio de cursos online, acompanhando webinars, ou participando de algum projeto ligado à pesquisa e extensão. No entanto, também foi expressiva a quantidade de participantes que relataram não realizar qualquer atividade.

O documento levanta questões sobre saúde física e emocional, demonstrando que os quadros de ansiedade e sedentarismo estão em níveis elevados. As pesquisadoras avaliam que “a ausência de interação social e de processos produtivos pode ser um fator colaborador do estresse e ansiedade entre os jovens”. A ansiedade também aparece quando é enfocada a questão de não terem sido ainda definidas as atividades remotas. Os estudantes de primeiro ano, em especial, afirmam que a espera pela determinação de como serão realizadas essas atividades os deixa em constante expectativa. A pesquisa completa pode ser vista neste link.

Com a abertura do calendário letivo no último dia 31 de agosto, o IFFluminense lançou o edital de cadastramento para que os alunos recebam o chip de acesso à internet que será fornecido pelo Ministério da Educação. O prazo se encerra em 11 de setembro. Acesse o edital clicando aqui.