CAMPUS MACAÉ

Notícias

Bacharelado

Planos de Migração para a nova matriz curricular dos cursos de Engenharia

por Campus Macaé publicado 05/12/2025 14h12, última modificação 05/12/2025 14h12
Estão disponíveis os Planos de Migração para a nova matriz curricular dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense.
1000016853.jpg

  Os novos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da Engenharia de Controle e Automação e da Engenharia Elétrica do Campus Macaé do IFF foram aprovados na 4ª reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP) do Instituto, realizada em 7 de agosto de 2025.
  Nesta nova fase, foram elaborados os Planos de Migração para a nova matriz curricular dos cursos. Este documento, um para cada curso, possui o objetivo de explicar como será a transição dos estudantes da matriz curricular antiga para a nova. O processo de migração consiste em diversas etapas, como (a) mapeamento das disciplinas equivalentes e adaptações necessárias para os alunos que serão migrados; (b) estabelecimento do critério para a migração dos alunos, (c) identificação dos alunos que serão migrados, (d) identificação dos alunos que não serão migrados, além de (e) fluxo de comunicação e formalização dos pedidos de migração. Todo o processo foi construído e pensado para que a transição seja a mais suave e eficiente para todos os envolvidos.
  Este Plano de Migração foi aprovado em reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso no dia 12/11/2025, seguido da reunião do Colegiado de Curso no dia 03/12/2025, cujas atas encontram-se anexas ao documento.
Foi extraído do Sistema Q-Acadêmico o percentual de conclusão de todos os alunos matriculados, considerando a carga horária total de disciplinas obrigatórias. A partir destes percentuais levantados, foi definido que os estudantes com percentual de conclusão abaixo de 70% terão que migrar para a nova matriz curricular. Este foi o primeiro critério utilizado para realizar a transição. O segundo critério, para os casos em que os alunos estão com carga horária de conclusão acima de 70%, foi a sequência de pré-requisitos de disciplinas igual ou superior a 4 semestres letivos para matrículas acima ou próximas
do prazo máximo de integralização.
  Em resumo, os alunos que migrarem de matriz curricular terão as suas disciplinas já cursadas do PPC vigente (2018) aproveitadas de acordo com as Tabelas 1, 2 e 3, devendo cursar as novas disciplinas que constam na Tabela 4, além das disciplinas restantes necessárias para a conclusão de sua formação.
  Para consultar todos os detalhes e verificar se o seu nome consta na tabela de alunos que serão migrados ou na tabela de alunos que não serão migrados, acesse aqui o Plano de Migração da Engenharia de Controle e Automação e aqui o da Elétrica.
  Todos os alunos dos Cursos das Engenharias do Campus Macaé estão convocados para uma reunião com as Coordenações, a ser realizada conforme tabela abaixo:

Curso  Dia  Horário
Engenharia de Controle e Automação  11/02/2026  (quarta-feira)  18h00
Engenharia Elétrica  11/02/2026 (quarta-feira)  20h00
Engenharia de Controle e Automação e
Engenharia Elétrica (*)
12/02/2026 (quinta-feira)  18h00

(*) Reunião para os alunos que não conseguirem comparecer às reuniões específicas dos seus cursos.

As reuniões serão realizadas no Auditório do campus.