Notícias
PPEA
Primeiro curso de mestrado do IFF chega aos 20 anos
Professores e egressos do programa foram homenageados.
No dia 13 de agosto, o Campus Macaé foi palco das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. A solenidade contou com um seleto público de quem fez e de quem continua fazendo parte da trajetória do curso.
O atual coordenador, Gabriel Mendez recebeu a primeira coordenadora do curso, professora Maria Inês Paez, o ex-reitor Jefferson Manhães e o atual reitor, Vitor Saraiva, o ex-diretor geral do campus Marcos Cruz e a atual diretora geral Áurea Sugai além de professores, egressos e estudantes da nova turma. Passado e presente uniram-se para recontar as dificuldades e conquistas da implantação e manutenção do PPEA, que foi o primeiro mestrado do Instituto Federal Fluminense. “Manter viva e pujante a pós-graduação do IFF, foi um desafio. A nota 4 foi um conjunto de esforços ao longo desses anos”, afirmou Gabriel.
Representando a primeira turma do curso, o egresso Marcos Cézar dos Santos, atual sub-chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, falou sobre como o mestrado abriu portas para ele e para os colegas. “É um privilégio voltar aqui 20 anos depois”, disse ele.
O reitor, Vitor Saraiva, que também é professor do Programa, agradeceu aos colegas docentes e aos discentes pelo aprendizado que obteve no PPEA. A professora Maria Inês recordou a história de criação do curso e a receptividade do público. “Na primeira seleção, a concorrência foi de 22 pessoas por vaga. Isso demonstra como era bem-vindo o curso de mestrado na região”.
O professor Jefferson destacou o ensino completamente verticalizado na área ambiental uma vez que o IFF agora possui desde o curso técnico ao doutorado. Já o professor Vicente de Oliveira, atual diretor do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), enfatizou o vínculo entre o PPEA e a criação da então Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea), que hoje é o PICG.