CAMPUS MACAÉ

Professor de Macaé publica livro

por admin publicado 19/08/2014 16h55, última modificação 18/12/2017 13h46
Docente do campus Macaé, Luiz Roque, publicou livro voltado para área de Automação, com conteúdo que remete aos questionamentos dos alunos nas aulas de Engenharia e Curso Técnico.

No mês de julho, o professor do campus Macaé, Luiz Alberto Oliveira Lima Roque, publicou o livro “Automação de Processo com Linguagem Ladder e Sistemas Supervisórios”, pelo Grupo Editorial Nacional, antiga LTC – Livros Técnicos e Científicos. A obra é resultado de seis anos de experiência acadêmica com turmas de Engenharia e do Técnico em Automação, com conteúdo didático que expressa os questionamentos feitos pelos alunos.

Nos dois capítulos introdutórios, são apresentados tópicos sobre a evolução tecnológica da humanidade até o início da Eletrônica Digital, quando se deu o advento do CLP, Controle Lógico Programável, computador adequado ao ambiente industrial e resistente a intempéries. Em seguida, o autor descreve os experimentos realizados a partir da interação dos estudantes. “Foi uma construção em conjunto com os alunos, que perguntavam se havia uma forma diferente de realizar os processos de automação”, comenta o professor.

As aplicações dos processos criados envolvem produção de alimentos, fabricação e engarrafamento de bebidas, tratamento de efluentes, transporte através de esteira, automação de granja (vazamento de ovos e laranjas), processo de dosagem para depósitos de grãos e embalagens, dentre outras finalidades. Uma relevante aplicação do CLP encontra-se na indústria petrolífera, onde são controlados nível, vazão e refinamento de óleo.

A primeira edição do livro conta com mil exemplares impressos e mil digitalizados em pdf, disponíveis no site da editora e nos sites de livrarias online.