CAMPUS MACAÉ

Notícias

Lançamento

Professor lança livro sobre arte marcial

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 29/02/2016 15h06, última modificação 29/02/2016 15h06
Taekwondo Científico: Força, Coordenação e Velocidade é o título do livro que será lançado no mês de março.
Livro Taekwondo Científico

Livro do professor de Educação Física, Pedro Sarmet.

O professor de Educação Física do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense, Pedro Sarmet, produziu um livro a partir de sua dissertação de mestrado. O livro será lançado neste mês de março de 2016 e é voltado para estudantes de pós-graduação ou treinadores de atletas de alto nível.

Segundo Pedro, a linguagem do livro faz com que os interessados possam entender melhor a biomecânica das artes marciais. “Depois de ler o livro, a pessoa vai conseguir compreender os artigos científicos da área, que possuem uma linguagem mais acadêmica”, disse ele. Informou ainda que foram adicionados gráficos para facilitar a assimilação.

Os conceitos de força, coordenação e velocidade em movimentos marciais são os pontos destacados no livro, que propõe uma visão diferenciada sobre o treinamento no taekwondo.

“A biomecânica é uma junção da Engenharia e da Educação Física. É interessante esse intercâmbio entre as áreas porque dá para criar todo tipo de tecnologia. Nos IF's, é mais fácil que isso aconteça do que nas universidades, onde os pesquisadores ficam muito fechados em si mesmos”, afirmou.

Pedro é professor substituto e atua no IFF desde janeiro de 2016. Além de dar aulas de Educação Física previstas na grade, ele tem ministrado oficinas de defesa pessoal para a comunidade. É doutor em Biomecânica pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, mestre em Treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa), especialista em Fisiologia do Exercício/Treinamento Desportivo pela Universidade de Volta Redonda, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, técnico em eletrônica pelo Cefet de Minas Gerais e atua no taekwondo há 22 anos como atleta, instrutor, treinador, preparador físico, biomecânico e pesquisador. O livro tem coautoria de António Veloso, seu orientador da Universidade de Lisboa.