CAMPUS MACAÉ

Exposição

Professor pesquisa medidas para uso racional de energia elétrica

por Hélio Júnior publicado 12/05/2021 10h51, última modificação 12/05/2021 12h08
Roberto Silva desenvolve maquete que reproduz o caminho e o consumo de energia elétrica a fim de auxiliar nas aulas de Física.
Roberto Silva.png

Neste momento pandêmico, crítico para economia mundial e sobretudo para as classes menos favorecidas, um professor do curso de Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé, desenvolveu um projeto para economia na “conta de luz”.  Como parte de seu trabalho, Roberto Silva produziu uma maquete que reproduz o caminho e o consumo da energia elétrica, além de uma campanha para seu racionamento e sustentabilidade. Destaca-se que este trabalho é resultado de sua pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e, segundo o professor, certamente poderá contribuir para a aprendizagem de conteúdos, considerados de alta complexidade, na área do ensino da física. Para Roberto, o segredo da aprendizagem significativa está na relação entre os conteúdos apresentados pelo educador e a vida cotidiana do estudante. Assim, a educação pode colaborar, efetivamente, para melhorias junto as famílias e a sociedade. O experimento foi apresentado em uma exposição no Shopping 28 de março, em Campos dos Goytacazes e, recentemente, veiculado em reportagem de uma emissora de tv local.