CAMPUS MACAÉ

Notícias

Evento

Professora lançará livro no Campus Macaé

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 26/03/2024 14h35, última modificação 26/03/2024 14h35
Colaboradores: Alice Pereira
Evento de lançamento acontecerá no dia 10 de abril.
lançamento palestra Alice Pereira 2024-03-26 at 14.20.01.jpeg

  A professora do Campus Macaé, Alice Pereira, fará o lançamento do seu livro “Crônicas de Gilead: a reprodução social e o controle do corpo feminino em o Conto da Aia e sua adaptação” no dia 10 de abril, às 18h15min, na sala de videoconferência do mestrado no Campus Macaé. Na ocasião, a autora palestrará sobre “Mulheres, Literatura e Autoritarismo”. O exemplar pode ser adquirido na página da editora Caravana ou no local do evento.

  A obra tem como referência  o romance distópico “O Conto da Aia” (1985), de Margaret Atwood, e sua adaptação seriada, “The Handmaid’s Tale” (2017-). Fruto das pesquisas e análises da professora, os contos abordam questões da condição feminina, na sujeição do corpo e apropriação da potência reprodutiva e do trabalho das mulheres.

  “Almejamos discutir as representações que tais obras tecem acerca do controle do corpo da mulher e seu potencial reprodutor por meio da crítica literária e da teoria da adaptação, dialogando com a teoria feminista, fazendo as pontes entre a ficção e o contexto contemporâneo”, observa Alice.

 

Sobre a autora:

  Alice de Araújo Nascimento Pereira é  graduada em Inglês/Literaturas (UERJ), mestra em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ) e doutora em Estudos Literários (UFF). Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé.