CAMPUS MACAÉ

Notícias

Evento

Programação Final do Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 29/06/2018 13h07, última modificação 29/06/2018 13h07
Inscrições para o FNPAS encerram dia 16 de julho.
FNPAS identidade

Nos dias 25 a 27 de julho, o Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense sediará o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS). Realizado em parceria com o projeto de extensão IFanzine e Fanzinoteca do IFF Macaé, o Fórum conta com uma extensa e diversificada programação de mesas redondas, mais de quarenta apresentações orais, minicursos e oficinas. 
O FNPAS é um encontro bienal promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas), que integra pesquisadores que ensejam a pesquisa e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca da arte sequencial, com ênfase nas histórias em quadrinhos. 
O IV FNPAS terá como tema “Os Quadrinhos e Diversidade”, sendo o mote para as discussões promovidas durante as sessões de comunicação e mesas redondas. As apresentações orais terão os eixos “Fanzine e Quadrinhos Autoriais”, “Quadrinhos, Gênero e Diversidade”, “Mídia e Linguagens”, “Cultura e Sociedade” e “Quadrinhos e Educação”. As mesas redondas terão como discussão os temas “Mulheres e Mangá – Uma História a Partir da Perspectiva de Gênero”, “Fanzines, Pesquisa e Diversidade”, “Os Quadrinhos, a Pesquisa e a Universidade” e “Gênero e Diversidade”. 
Três oficinas voltadas para os estudantes do IFFluminense acontecerão na Fanzinoteca : “Quadro a Quadro – Fundamentos Narrativos das Histórias em Quadrinhos”; “Oficina de Fanzine Gibiozine” e “Oficina de HQforismos”. Haverá ainda um minicurso com o tema “Como Escrever Quadrinhos” para os participantes inscritos no evento. 
O evento contempla ainda uma exposição de quadrinhos produzidos pelos estudantes do Campus Macaé e uma sessão de autógrafos e lançamento de publicações que ocorrerá na Fanzinoteca IFF Macaé, com a presença de pesquisadores e autores de quadrinhos de diversas partes do país. Estudantes do IFF Macaé que produzem fanzines a partir do trabalho desenvolvido na Fanzinoteca também farão parte como autores, lançando seus zines.
Segundo Alberto de Souza, programador visual do IFFluminese, também associado da Aspas e responsável pela Fanzinoteca sediada no Campus Macaé desde outubro passado, o evento, pela sua amplitude, contempla diferentes perspectivas das inúmeras áreas do conhecimento e possibilitam a melhor compreensão da Arte Sequencial, fortalecendo da pesquisa transdisciplinar na área de quadrinhos e afins. 
O Fórum tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação identificados com a discussão sobre o universo da pesquisa e da criação de histórias em quadrinhos. As inscrições para a participação como ouvinte seguem abertas até dia 16 de julho e informações gerais sobre o evento estão disponíveis no site: 
Caderno de resumos:
Lista de publicações a serem lançados no evento:
Programação final do Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial.