CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Notícias > Projeto do Campus Macaé produz documentário sobre quarentena

Notícias

Projeto do Campus Macaé produz documentário sobre quarentena

Vídeo

Produção “A vida em quarentena” mostra reflexões dos estudantes sobre suas experiências de isolamento social.
por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 05/01/2021 15h01, última modificação 05/01/2021 16h35

O projeto de cultura IFFCinExpertus do Campus Macaé produziu um documentário em curta-metragem com relatos de estudantes em quarentena. Impactados pela Pandemia e, por consequência, pelo isolamento social, o projeto teve que encontrar uma outra forma de ser realizado. Foi então que surgiu a ideia de abordar o assunto a fim de retratar a realidade do momento.

“Reformular um processo que já é quase automático no ambiente escolar para o ambiente virtual se mostrou um processo bem difícil. Então eu e Leonardo achamos que seria importante documentar como as pessoas se viraram nesse período, como elas se sentiam, como lidavam com certas situações e como se mantinham focadas. Para que num futuro próximo, quando isso tudo se tornar uma simples memória, possamos assistir e nos lembrar de como fomos fortes”, declarou o estudante Gabriel Jamariquelli Buerles, bolsista do projeto. Ele conta que tem forte interesse pelo audiovisual e aprendeu bastante no projeto. "Esse projeto foi muito importante para aprofundar meus conhecimentos. Aprendi muito sobre todos os processos para a criação de um documentário. Aprendi muito com o Leonardo, ele me deu muita liberdade para lidar com o projeto da maneira que eu gostaria”. Cursando Eletromecânica, Gabriel também pretende dedicar-se paralelamente a uma carreira na área audiovisual, já tendo realizado trabalhos para comércios locais.

De acordo com o coordenador do projeto, Leonardo Saleh, técnico em produção de áudio e vídeo do Campus Macaé, todas as etapas foram feitas de forma remota, sendo assim, os entrevistados são também considerados como membros da equipe técnica, a exemplo, técnico de fotografia, porque eles fizeram suas luzes e seus enquadramentos.

“Esse curta nos guiará na continuidade da produção de mais entrevistas, mais perspectivas, outros olhares sobre o mesmo assunto, em 2021, para ser finalizado em um audiovisual de mais tempo de duração, um média, ou quem sabe um longa”, afirmou Leonardo. Eles pretendem entrevistar também professores e servidores administrativos nos próximos trabalhos.

Sobre o projeto 
O IFFCinExpertus é um projeto ligado ao Edital de Cultura e Diversidade do IFFluminense que visa a realização de um documentário produzido pela coordenação desse projeto e demais bolsista e voluntários, durante o período de execução, cumprindo as várias etapas, pertinentes de produção de um audiovisual desse tipo, contribuindo assim, além do aprendizado dos alunos, na prática, sobre a realização audiovisual, também auxiliando na construção da memória do IFF Campus Macaé através do audiovisual. O coordenador Leonardo Saleh é  Tecnólogo em Cinema formado pela Estácio de Sá (Rio Comprido) desde 2004, atuou como técnico em audiovisual no Solar dos Mellos, o museu da cidade de Macaé. No IFFluminense é concursado como Técnico Laboratório Área: Produção de Áudio e Vídeo.

Confira abaixo o resultado final do primeiro curta.