CAMPUS MACAÉ

Projeto IFanzine lança publicação online

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 26/01/2017 10h12, última modificação 26/01/2017 10h34
O Dr. Edgar Franco, o Ciberpajé, fará palestra por meio de vidoconferência sobre o tema “Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais; do Tradicional ao Experimental".
Peibe5.jpg

Capa da edição número 5 do Peibê.

Em comemoração ao dia do quadrinho nacional,  o projeto IFanzine do Campus Macaé fará o evento de lançamento da edição online do fanzine Peibê 5. A programação inicia às 14 horas no miniauditório I do campus com uma videoconferência com o pesquisador e quadrinhista Dr. Edgar Franco, conhecido como Ciberpajé. Após a palestra que abordará os processos criativos de histórias em quadrinhos, haverá uma sessão de autógrafo com os autores que fizeram parte da publicação.

A partir das 18 horas, o evento torna-se online. A página do facebook será alimentada com material pertinente ao projeto e colaborações voluntárias de leitores e parceiros do IFanzine, o que permitirá uma grande interação entre o público conectado.

O zine PEIBÊ tem contato com a crescente participação e artistas independentes de diversas partes do Brasil além dos estudantes da instituição, como os bolsistas do projeto Sara Gaspar, Paulo José, Raphael Viana, Karoll Castro e Débora Moraes. Muitos dos artistas independentes são docentes/pesquisadores de instituições de ensino pelo país afora, como o Hylio Lagana(SP), Edgar Franco(GO), Danielle Barros(BA), Ian Rocha(SP) e Carlos de Brito(GO). Servidores administrativos de instituições de ensino da rede federal estão presentes, como o Shilton Roque(IFRN) e Cátia Ana(UFG). Esta última é o destaque da vez, sendo autora da capa, concedeu uma entrevista e colaborou com uma HQ. Cátia Ana é autora da premiada webcomic “O Diário de Virgínia”.

O dia do quadrinho nacional foi definido em 1985 em homenagem ao quadrinho As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, publicado no jornal “Vida Fluminense” pelo italiano radicado no Brasil Angelo Agostini. A publicação é considerada a primeira do país nesse estilo.

Sobre o palestrante:

Edgar Franco nasceu em Minas Gerais e é fanzineiro desde os 12 anos de idade. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, onde iniciou suas pesquisas sobre a linguagem dos quadrinhos e suas conexões com a arquitetura. Em seu mestrado em Multimeios na Unicamp estudou as HQs na Internet, batizando essa linguagem híbrida de quadrinhos e hipermídia de HQtrônicas (histórias em quadrinhos eletrônicas). Como pesquisador nas áreas de arte e tecnologia, desenho e histórias em quadrinhos, possui diversos artigos publicados em livros e periódicos e tem apresentado suas pesquisas, há mais de quinze anos, em congressos como Intercom, Lusocom, Compós, Anpap e SBPC. Sua pesquisa de doutorado, Perspectivas Pós-Humanas nas Ciberartes, foi premiada no programa “Rumos Pesquisa 2003” do Centro Itaú Cultural em São Paulo.

Como ilustrador e cartunista possui dezenas de páginas publicadas em revistas do Brasil e exterior. Em 2009 ganhou o Troféu Bigorna, premiação nacional concedida aos melhores das histórias em quadrinhos brasileiras, o prêmio foi criado pelo notório portal de quadrinhos Bigorna - mais importante veículo informacional da web brasileira dedicado às histórias em quadrinhos nacionais.

Em 2011 concluiu o pós-doutorado em Artes no Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Arte e Tecnologia. Desenvolveu a pesquisa Aurora Pós-humana: Expansão de um Universo Artístico Ficcional Transmídia no Grupo de Pesquisa Arte e Tecnociência, junto ao o Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência, na FGA GAMA/UnB, como bolsista PDJ CNPq. Também em 2011, através de uma série de ações performáticas transmidiáticas, declarou-se Ciberpajé, identidade que assume desde então.

Atualmente é docente adjunto III da FAV - Faculdade de Artes Visuais da UFG - Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde também é professor permanente no Programa de Pós-graduação - Mestrado & Doutorado - em Arte e Cultura Visual. Sua mais recente publicação é segunda edição da  Grafic Novel BioCyberDrama Saga com roteiro de Edgar Franco e desenho de Mozart Couto, editada pela UFG.