CAMPUS MACAÉ

Professores iniciam projeto interdisciplinar no Campus Macaé

por Juliana Marinho publicado 04/07/2017 11h55, última modificação 04/07/2017 11h55
O projeto "Temas em debate" começou no último sábado letivo, dia 1 de julho, e abordou o assunto Energia Nuclear, com apresentação oral de professores e debate com os estudantes presentes.
IMG-20170703-WA0006.jpg

Projeto "Temas em debate" começou no sábado, dia 1 de julho.

O objetivo do projeto é promover um debate interdisciplinar sobre temas atuais e de relevância para a formação acadêmica e cidadã dos alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Macaé. Compreendendo a necessidade de aproximação entre as disciplinas ofertadas no Instituto, visa contemplar uma reflexão abrangente sobre diversos temas, permitindo aos alunos um processo de aprendizagem mais integrador.

No último sábado letivo, dia 1 de julho, foi realizado o primeiro encontro, com a temática Energia Nuclear. A periodicidade será de um debate a cada bimestre, em sábados letivos, de acordo com o calendário acadêico de 2017. Todas as turmas dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado participarão das atividades, visto que os docentes envolvidos na construção do projeto concentram suas aulas nestas séries.

A dinâmica do projeto inclui apresentação oral de cada professor envolvido, exposição de slides e posterior debate a partir dos questionamentos dos estudantes presentes. Os intervalos são ocupados com a apresentação de vídeos curtos sobre o tema e a realização de uma reflexão escrita, que são utilizados posteriormente pelas professoras de português e de língua estrangeira para atividades em suas disciplinas.

Acompanhe o cronograma do projeto:

• 1º bimestre: Energia Nuclear (01/07);

• 2 º bimestre: Doenças transmitidas por mosquito (19/08);

• 3 º bimestre: Agrotóxicos (25/11);

• 4 º bimestre: Mineração e rompimento de barragens (03/02).

Professores Participantes: Aurea Yuki Sugai, Biologia; Camila França Barros, Inglês; Glayce Junqueira Quintanilha, Políticas Públicas e Saneamento Ambiental; Laura Helena de Oliveira, Biologia e Biologia da Conservação; Leonardo Salvalaio Muline, Biologia; Luciana Valadão Alves Kebian, Saúde Ambiental; Magda Batista de Santanna Martins, Espanhol; Maísa Luciana Santos de Souza, Química; Penha Élida Ghuitto Tuão Ramos, LPL e Redação; Rita de Cássia Nonato Melo, Geografia; Simone de Oliveira Daumas, LPL e Redação; Thays Cury Martins de Oliveira, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Prática Profissional II e Avaliação de Impactos Ambientais.