CAMPUS MACAÉ

Notícias

Inovação e Empreendedorismo

Projeto StaySafe de startup avança para a segunda fase de Programa Faperj

por Campus Macaé publicado 12/12/2025 14h15, última modificação 12/12/2025 14h15
Coordenado pelo professor Rafael Gomes, iniciativa com estudantes desenvolve soluções de visão computacional para segurança em ambientes de trabalho.
staysafe-gustavo-ajustado.png

Gustavo Abreu em apresentação na Rio Inovation Week 2025.

  O projeto StaySafe: Visão Computacional para Ambientes de Trabalho Mais Seguros, coordenado pelo professor Rafael Gomes do Instituto Federal Fluminense (IFF), foi aprovado para a segunda fase do Edital Faperj Nº 04/2025 – Programa HUB RJ Startup 2025. A iniciativa envolve estudantes do curso de Engenharia Elétrica do IFF Macaé Vitor Emanoel Gonçalves e Gustavo Abreu em atividades voltadas para o desenvolvimento da startup C3S - Computer Vision com foco em soluções tecnológicas aplicadas à segurança em ambientes de trabalho.

  O resultado preliminar da segunda fase foi divulgado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) em dezembro de 2025. Com a aprovação, o projeto receberá recursos financeiros de até R$30.000, além da continuação dos workshops, treinamentos, mentorias, avaliações, palestras, todos focados na validação da solução e construção dos primeiros modelos. O edital tem como objetivo apoiar projetos de base tecnológica que promovam inovação e empreendedorismo, aproximando instituições de ensino e pesquisa do setor produtivo.

  A próxima etapa do programa prevê o acompanhamento das propostas selecionadas para o desenvolvimento e validação do produto ou serviço. Os editais Faperj estão disponíveis neste link.