CAMPUS MACAÉ

Projeto tem foco ambiental em Macaé

por admin publicado 05/04/2013 17h24, última modificação 18/12/2017 13h46
Parceria entre o IF Fluminense, UFRJ, UERJ e CEFET-RJ vai desenvolver equipamentos voltados para a medição da qualidade de água na região de Macaé.

Na manhã desta sexta-feira, 5 de abril, representantes do IF Fluminense, da UFRJ, da UERJ e do CEFET-RJ estiveram reunidos no câmpus Macaé para apresentação de projeto, resultante da parceria entre estas instiuições e financiamento do CNPQ e Vale do Rio Doce.

O projeto visa desenvolver equipamentos, baseados na plataforma arduíno, com a finalidade de realizar medições ambientais de qualidade de água na região de Macaé. No encontro de hoje, foi mostrado um protótipo para medição de salinidade, ainda em fase experimental, envolvendo os alunos bolsistas de nível médio, graduação em Engenharia e pós-graduação do CEFET-RJ e UERJ.

Professores e estudantes apresentaram o resultado de projetos semelhantes, como o Marégrafo, da aluna de Engenharia de Controle e Automação, bolsista de pesquisa, Mônica Mota. “Professores e alunos do IF Fluminense também estão participando com o objetivo de contribuir e gerar propostas desta natureza”, comentou o professor e Diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão, Jader Lugon, que integra a equipe do projeto.

O coordenador da pesquisa é o professor titular da UERJ, Antônio José da Silva Neto, das áreas de Engenharia Mecânica e pós-graduação em Modelagem Computacional. Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Fluminense, José Augusto Ferreira da Silva, o professor do CEFET-RJ, Diego Brandão, os professores do campus Marcos Cruz, Selene Dias e Cláudio Marques.

Segundo o professor Jader, acontecerão novos encontros no Instituto Politécnico da UERJ, reunindo os pequisadores do projeto, que já foram convidados para a 4ª Exposição de Ciência e Tecnologia do câmpus Macaé, a ser realizada em novembro deste ano.