CAMPUS MACAÉ

Projetos do Campus Macaé vão a Casimiro de Abreu

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 21/11/2016 13h20, última modificação 21/11/2016 16h48
IFanzine, Ressurgir e Educando para a Saúde participaram de evento em escola da cidade de Casimiro de Abreu.
mataruna-equipe.png

Equipe do Campus Macaé que ministrou oficinas no evento.

O Colégio Estadual Mataruna convidou os projetos de extensão do Campus Macaé para participar do evento do Projeto Leitura Escolar. Todos os anos, a escola escolhe um tema que é trabalhado ao longo do ano, com culminância no final do período. Em 2016, o tema escolhido foi Meio Ambiente (Natural e Cultural).Os professores aproveitaram para inserir ao PLE ao tema Sustentabilidade.

Os trabalhos foram apresentados na última sexta-feira, 18 de novembro de 2016. O evento contou com exposições, apresentações musicais feitas pela comunidade escolar e também teve a participação de convidados que ministraram oficinas: Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Instituto Federal Federal Fluminense Campus Macaé.

As oficinas foram conduzidas pelos projetos IFanzine, Ressurgir e Educando para a Saúde. A assistente social e coordenadora do projeto Educando para a Saúde, Eloísa Rodrigues dos Santos, disse que a participação no evento foi produtiva em relação à concepção de extensão, uma vez que participaram das oficinas alunos e a comunidade local. “Os participantes fizeram uma avaliação positiva da oficina. Relataram que não têm a oportunidade de falar sobre sexualidade da forma que fizemos”. A atividade realizada pelo Educando para a Saúde incluiu uma dinâmica de apresentação e um quiz sobre tabus sexuais.

Para Alberto Souza, programador visual que coordena o projeto IFanzine, o evento foi relevante para a divulgação do IFFluminense junto à comunidade de Casimiro de Abreu, havendo grande receptividade dos estudantes e da direção local. Ele destacou também que os projetos que estiveram presentes são todos coordenados por servidores técnico-administrativos do campus, o que considerou um aspecto relevante, pois os técnicos vêm participando ativamente com suas expertises profissionais de forma diversa, abrangente e crítica em ações que representam uma parcela de contribuição junto a comunidade atendida pela instituição.