CAMPUS MACAÉ

Protótipo desenvolvido em pesquisa auxilia pedestres

por admin publicado 08/09/2023 14h28, última modificação 26/10/2023 15h56
Equipamento sinaliza momento seguro para travessia.
Prototipo semaforo desenvolvido em pesquisa auxilia pedestres

A pesquisa “Sistema embarcado e autônomo aplicado na construção de um protótipo de semáforo para pedestres”, desenvolvida pelos estudantes de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé, Klauss Marchi e Gabriel Silva, sob orientação dos professores Robson da Cunha Santos e Yago Pessanha construiu um protótipo que tem como objetivo sinalizar a passagem de pedestres próximo a semáforos.

O sistema apresenta uma variedade de componentes, incluindo relés, reguladores de tensão, uma bateria e um painel solar. Ele detecta quando o semáforo está vermelho para os carros e sinaliza por meio de som e luz a travessia dos indivíduos a pé, aumentando a segurança, especialmente para pessoas com necessidades especiais.

“No projeto, tive a oportunidade de aprofundar minhas habilidades na criação de circuitos, programação de sistemas embarcados, visão computacional e internet das coisas. Com a ajuda de meu amigo Gabriel Alexandre Silva e sob mentoria de meu coordenador Robson da Cunha Santos, tive um ótimo direcionamento para poder aplicar de forma prática o que aprendi em sala de aula no projeto, o que é uma experiência valiosa para qualquer engenheiro. O projeto começou bolsas de Iniciação Científica (Pibic), quando foi apresentado e divulgado em eventos de engenharia como a Confict, Expocit e Secae. Em 2022 conseguimos um grande avanço ao firmar parceria com a Secretaria de Ensino de Macaé pelo programa "Macaé Conecta". Isso nos deu acesso a bolsas de pesquisa e a chance de desenvolver nosso trabalho no LabSIM do IFF Macaé, um espaço equipado para nos auxiliar na realização do projeto”, explicou Klauss.

Como metas a realizar, o projeto procura agora parcerias para implantação do sistema nas cidades. O Laboratório de Simulação (LabSim) do Campus Macaé é apoiado pelo ramo estudantil do Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) que é uma sociedade técnico-profissional internacional com a proposta de compartilhar ideias que alavanquem a tecnologia da eletricidade e da informação.

registrado em: ,