CAMPUS MACAÉ

Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos no Campus Macaé

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 20/09/2016 15h18, última modificação 23/09/2016 11h17
Evento acontece entre os dias 27 e 29 de setembro no Campus Macaé.
post noticia.jpg

"A importância dos Planos de Recursos Hídricos para a recuperação ambiental e a conservação de bacias hidrográficas” será o tema da palestra de abertura.

O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos (SRHIDRO) é um evento bienal promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA-IFF). Este ano será realizado no Campus Macaé com a temática Recuperação, Conservação e Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas - Práticas e Técnicas Inovadoras.

O objetivo do seminário é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional, que vêm sendo desenvolvidas a nível nacional e internacional, adaptáveis à realidade da região e estimuladoras da participação de atores sociais regiões hidrográficas do estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento acontecerão mesas-redondas, apresentações de trabalhos sob forma oral e de pôster, minicursos e oficinas.

Segundo a coordenadora do PPEA, Maria Inês Paes Ferreira, é importante o debate e a reflexão sobre o uso sustentável das águas. “Os conflitos sobre gestão das águas estão aumentando a cada dia”, disse ela. Destacou ainda a participação de Fernando Setembrino Meirelles, diretor de recursos hídricos do Rio Grande do Sul, de Leonardo Fernandes, chefe do Núcleo de Pagamento por Serviços Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de Victor Sucupira, assessor da Superintendência de Gestão da Agência Nacional de Águas.

Paralelamente ao SRHIDRO 2016 será realizado o VI Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, reunindo representações regionais e nacionais de instituições públicas, da sociedade civil e usuários envolvidos no uso e no gerenciamento de recursos hídricos.

As mesas-redondas e palestras são abertas à comunidade interessada. Para ver a programação completa, acesse o site do evento http://srhidro2016.iff.edu.br/programacao.