CAMPUS MACAÉ

Sexto volume da coleção “Memórias Fluminenses” é lançado em Macaé

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 31/03/2023 13h33, última modificação 31/03/2023 13h33
Evento aconteceu no salão da Biblioteca do Campus Macaé.
Lançamento da obra Apontamentos para a História da Capitania de S. Thomé

O bibliotecário/documentalista e editor assistente da Essentia, Henrique Barreiros Alves apresentou a coleção Memórias Fluminenses. - Foto: Foto: Leonardo Saleh

“Apontamentos para a Historia da Capitania de S. Thomé”  de autoria de Augusto de Carvalho é o sexto volume da coleção “Memórias Fluminenses” lançado pela Essentia Editora na última quarta-feira, 29 de março de 2023. A obra, originalmente publicada em 1888, traça os primórdios da capitania situada no norte fluminense. A mesa de honra do evento de lançamento foi composta pelos professores Jader Lugon, membro do Conselho editorial da Essentia, e Meynardo Carvalho, autor do prefácio da obra, e pelo bibliotecário Henrique Barreiros, organizador da publicação.

De acordo com o organizador, a coleção “Memórias Fluminenses” surgiu a partir das necessidades dos Centros de Memória do Instituto Federal Fluminense de ter acesso às informações contidas em obras raras e de difícil acesso. O livro “Apontamentos para a Historia da Capitania de S. Thomé” é um exemplo. Henrique conta que a obra estava disponível no catálogo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A partir desse exemplar, um minucioso trabalho de recuperação e revisão foi feito, preservando-se a ortografia da época.

“Essa coleção tem tudo a ver com com a missão do IFFluminense de fortalecimento da região promovendo a memória e cultura local”, afirmou. Os exemplares digitais estão disponíveis no site da Editora. Os próximos volumes já estão em processo de publicação pela Essentia.