CAMPUS MACAÉ

Curso Matlab - 15/04/24 a 19/04/24

Clique no link do módulo para o qual deseja se inscrever.

      15 de Abril - Primeiro Dia - Webinar: Aplicações e Cases de Sucesso do MATLAB

Descrição: O MATLAB é uma plataforma de programação capaz de processar grandes quantidades de diferentes tipos de dados, objetivando suas respectivas análises e visualizações. Amplamente utilizado na academia e na indústria para realizar computação numérica e desenvolver algoritmos, o MATLAB trabalha com matemática, programação e geração de gráficos para que usuários levem seus projetos do conceito à concepção. Nesta apresentação, falaremos sobre as possibilidades de uso e áreas de aplicações possíveis com MATLAB, abordando os seguintes tópicos:

·        O que é MATLAB?

·        Quais são seus principais recursos?

·        Quais são suas capacidades?

·        Quais são suas áreas de aplicação?

·        Quais são suas possibilidades de uso?

16 de Abril - Segundo Dia - Webinar: Ensino em Aula com MATLAB

Descrição: O software MATLAB possui muitos recursos para auxiliar Professores no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Neste webinar, veremos quais são estes recursos e como eles são de grande utilidade para complementar o conteúdo visto em sala de aula, abordando os seguintes tópicos:

·        Tutoriais MATLAB Onramp

·        Ambiente de programação Live Editor

·        Materiais MATLAB para utilização em aula

·        Treinamentos MATLAB

·        MATLAB em dispositivos móveis

·        MATLAB em navegadores de internet

·        MATLAB para armazenamento de trabalhos

·        MATLAB para correção de exercícios de aula

Público – Alvo: Professores e usuários interessados em recursos extras do MATLAB

·        MATLAB Mobile

·        MATLAB Online

·        MATLAB Drive

·        MATLAB Grader

Duração: Aproximadamente 1:30h

17 de Abril - Terceiro Dia - Webinar: MATLAB Grader para Correção Automática de Exercícios de Aula

Descrição: O MATLAB Grader é um ambiente onde Professores desenvolvem exercícios e tarefas de programação em MATLAB e os envia para seus alunos, onde estes irão resolvê-los e entregá-los aos professores, tudo de forma online. Durante este processo, a principal funcionalidade é a correção automática destas tarefas pelo próprio MATLAB, que também gera relatórios com informações do desempenho dos alunos. Neste webinar, exploraremos este importante recurso MATLAB que auxilia no processo de ensino e aprendizagem de alunos, abordando os seguintes tópicos:

·        Ambiente do MATLAB Grader

·        Desenvolvendo exercícios e tarefas

·        Correção automática de exercícios

·        Biblioteca com conteúdo para aplicação

·        Recursos adicionais e documentação

·        MATLAB Grader

18 de Abril - Quarto Dia – Workshop Fundamentos MATLAB

Descrição: O MATLAB possui uma linguagem de programação própria capaz de processar grandes quantidades de diversos tipos de dados, objetivando suas respectivas análises e visualizações. Utilizado tanto na academia quanto na indústria para realizar computação numérica e desenvolvimento de algoritmos, o MATLAB em sua versão básica possui diversas funções pré-definidas em sua biblioteca principal: todas testadas, validadas e prontas para utilização. Neste workshop, exploraremos os fundamentos do MATLAB fazendo com que os participantes tenham os primeiros contatos e se familiarize com seus recursos, funções e ambiente de programação.

Durante a sessão, serão abordados os seguintes tópicos:

·        Estrutura do MATLAB

·        Fluxo de trabalho

·        Interface de usuário

·        Ambiente de programação

Produtos Explorados no Workshop:

Duração: Aproximadamente 2:30h

19 de Abril - Quinto Dia – Workshop Fundamentos Simulink

Descrição: O Simulink é um ambiente integrado ao MATLAB para modelagem e desenvolvimento de sistemas e projetos. Diferentemente do MATLAB, onde trabalha-se de forma programática desenvolvendo linhas de códigos, no Simulink atua-se com manipulação de blocos que representam operações (matemáticas e lógicas, por exemplo) a fim de modelar, simular e validar sistemas multi-domínio. Neste workshop, exploraremos os fundamentos do Simulink fazendo com que os participantes tenham os primeiros contatos e se familiarize com seus conceitos, recursos e metodologia.

Durante a sessão, serão abordados os seguintes tópicos:

·        Estrutura do Simulink

·        Fluxo de trabalho

·        Interface de usuário

·        Área de trabalho do Simulink

Público – Alvo: Professores, pesquisadores, alunos e usuários interessados em MATLAB e Simulink

Produtos Explorados no Workshop:

·        Simulink

Duração: Aproximadamente 2:30h